Ghost pela rede PDF Imprimir E-mail
Artigos - Hardware
Escrito por Fernando Mercês   
Ter, 25 de Dezembro de 2007 19:37

Há alguns dias precisei realizar a clonagem de discos rígidos de diversas máquinas ligadas em rede. Iria utilizar, como de praxe, o Norton Ghost de disco a disco mas para isso teria que abrir todas as máquinas (e eram muitas) e retirar os discos pra depois recolocar. Procurei então usar as opções de rede TCP/IP que o Ghost me oferece. Pois bem, não consegui sucesso com nenhuma. Precisava de um software "antes" do SO, ou seja, que carregasse após o POST e permitisse a clonagem dos discos. Foi aí que fui apresentado por um amigo (obrigado Michael) ao UDP Cast, um software que roda a partir de um disquete ou CD-ROM, sobre um kernel linux, usei-o, gostei do resultado e decidi compartilhar, em forma de tutorial aqui.

 

Sugiro que seja utilizado da seguinte maneira:

 

1 Entre no site udpcast.linux.lu e clique, no menu esquerdo, na opção "Online tools: Web-enabled udpcast configurator: Build your own custom image online!".

2 Nesta tela você criará sua imagem personalizada para CD-ROM, disquete, boot pela rede e PXE. Vamos fazer com CD-ROM (cabem mais drivers). Na seleção "Chose the type of image desired" escolha "CD-Rom". Depois disso, bem mais abaixo, clique em Check All e clique no botão Enviar.

3 Agora há várias pré-configurações a serem feitas, mas todas elas podem ser deixadas como padrão porque ao rodar o programa pelo CD, elas poderão ser reconfiguradas. Se você pré-configurar agora, depois não vai poder mudar. Recomendo não fazer nada e clicar no botão "Download image".

4 Será feito o download do arquivo udpcd.iso, que é a imagem que deverá ser gravada num CD-R. Abaixo algumas instruções para gravação:

Em distribuições Linux
Com o cdrecord (você deve estar no diretório onde baixou a imagem):
Abra um terminal e digite: $ cdrecord -v udpcd.iso
Com o k3b: Abra o k3b, clique em "Burn CD Image", selecione a imagem em "Image to burn" e pressione o botão "Start".

No Windows
Com o Nero: Abra o Nero SmartStart e escolha "Outros" > "Gravar imagem no disco". Depois selecione a imagem udpcast.iso e clique em "Burn".

PS.: São várias opções para gravar uma ISO em um CD-R. Não esqueça de que o SO usado para gravar a imagem no CD-R não interfere em seu uso. De qualquer maneira, o CD-R conterá um kernel linux bootável e inicializará a interface do UDP Cast ao ser colocado no drive de CD-ROM no momento de boot.

5 Coloque o CD gravado no drive do PC do qual você quer fazer a imagem e ligue o PC (ou reinicie-o). ATENÇÃO! A ordem de boot deve estar configurada no SETUP para ter como primeiro parâmetro de busca, o drive de CD.

6 Se tudo der certo, a feia interface do UDP Cast abrirá pedindo que você escolha um idioma. Escolha a primeira opção (US English), como mostra a figura abaixo e tecle [ENTER].

 

Escolha do idioma



PS.: Selecione a mesma coisa na tela seguinte.

7 Nesta terceira tela, você deve selecionar o driver para sua placa de rede. O UDP Cast possui um enorme conjunto de drivers, dos quais já testeis com placas de rede da Intel, nVidia e Realtek, mas acredito que não será um problema ele reconhecer a sua NIC. Selecione a opção que ele autodetectou, no meu caso: pcnet32.

 

Seleção do driver de rede


8 Siga teclando [ENTER] nas duas próximas telas (Parameters e Kernel Messages). Agora, nesta sexta tela, o UDP Cast pergunta se vamos utilizar um servidor DHCP ou atribuir o IP da máquina manualmente. Se sua rede contiver um servidor DHCP pode escolher "Yes". Do contrário, escolha "No" e atribua um IP manualmente.

 

Opção por DHCP ou IP fixo


9 Aqui é necessário especificar o tipo de disco. Se for um disco IDE, escolha "No". Se for SATA ou SCSCI escolha "Yes" e dê OK nas duas próximas telas.

 

Carregamento de driver SATA/SCSI


10 Agora configuramos a porta UDP por onde será feita a transferência. O padrão é 9000. Você pode aceitá-lo se a transferência não passará por um firewall que bloqueie esta porta ou mudar de acordo com as regras do firewall da sua rede.

 

Escolha da porta UDP


11 É hora de informar ao UDP Cast qual dispositivo que deseja fazer a imagem. Lembrando que os sistemas UNIX like trabalham com os HDs e partições no formato /dev/hda (para HDs IDE) ou /dev/sda (para HDs SATA e SCSI). As partições são numeradas como /dev/hda1, /dev/hda2 e assim sucessivamente. Se quiser copiar o disco todo, selecione /dev/hda (primeira opção). Se houver mais de um disco (o que não é o meu caso), ele aparecerá como /dev/hdb. Depois de um OK na próxima tela (Additional parameters).

 

Cópia do drive inteiro ou partção


12 Agora escolhemos se a imagem será comprimida antes de ser enviada. Isso é útil para diminuir o tempo de transferência mas aumenta o processamento das máquinas (tanto da que envia quanto da que receberá). Fica a seu critério. Eu costumo usar o GZip (GunZip).

 

Compressão dos dados



13 Esta é a configuração mais importante. Você deverá informar se a máquina que está rodando o UDP Cast será "sender" (transmissor) ou "receiver" (receptor). Neste caso, esta máquina enviará a imagem dela mesma para outra, então, será sender.

 

Modo de funcionamento

 

Pronto para transmitir



Pronto! Agora seu sender está pronto para enviar a imagem. Retire o CD do drive e repita o processo numa máquina para ser a receiver (receptora). As máquinas se encontrarão e a transferência começará mediante o pressionamento de qualquer tecla em qualquer uma das máquinas. Mas antes, leia algumas observações:

- O UDP Cast funciona no modo cliente/servidor, ou seja, é necessário configurar duas máquinas na mesma faixa de IPs (rede) para executar a transferência.
- Todas as configurações necessárias, com excessão de sender/receiver, devem ser iguais nas duas máquinas (atente para compressão e dispositivo a ser copiado - partição ou disco inteiro).
- O protocolo utilizado é o UDP, vide nome do programa, uma vez que este é mais rápido que o TCP, porém, menos seguro. Isso significa que se houver uma falha na rede durante a transmissão podem haver erros na imagem. Recomendo que faça a transferência numa rede livre de problemas com tráfego e interferências.
- Nos testes que fiz, não consegui enviar para mais de uma máquina ao mesmo tempo. Até porque isso também acarretaria no excesso de tráfego na rede. De qualquer forma, a transferência é razoavelmente rápida e prática, mesmo uma a uma.
- Assim que o UDP Cast iniciar sua primeira tela, você pode remover o CD para ir fazendo em outras máquinas (adiantando o trabalho), já que o programa estará carregado em memória e não requisitará mais o CD.