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  • O que fazer com o C que se aprendeu na faculdade

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    Introdução

    Em muitas faculdades brasileiras a linguagem C é ensinada aos alunos de cursos de tecnologia. Mesmo assustando os novatos, vários alunos resistem e vencem a matéria. O problema é entender por qual motivo o C foi escolhido para iniciar o curso de programação. Seria uma linguagem didática para se aprender a programar? Um teste para ver quem tem ou não o “jeito pra coisa”? Alguns diriam que o correto seria começar com Pascal, mas há quem defenda linguagens mais modernas como Python, Perl, Ruby ou PHP. E aí, para que serve o C no primeiro período? Neste artigo farei uma análise sobre o que se aprende da linguagem, o motivo pelo qual ela surge no início do curso, seu valor de mercado e o que é possível fazer com esse start que a faculdade nos dá.

    A linguagem C

    A importância histórica da linguagem C é inegável e dispensa maiores comentários. Sabemos que até hoje a maioria dos softwares mais poderosos são feitos em C e/ou C++ (um super conjunto de C, orientado à objetos). O kernel Linux e outros núcleos de SOs são feitos basicamente em C. Muitos drivers de dispositivos como placas de rede, som, vídeo etc são feitos em C. Se contarmos o C++ nesta conta, chegamos perto de 100% dos kernels e drivers. Os interpretadores e compiladores das principais linguagens de programação também não fogem à regra e são feitos em C. Existe uma frase que afirma: metade do universo é feito em C. E é bem verdade. Pelo visto, a linguagem serve para alguma coisa…

    Ensino da linguagem C

    Você acabou de entrar na faculdade, está tendo aulas desta linguagem e não está entendendo nada? Não se preocupe, você não está sozinho. Algumas instituições de ensino acham que C é uma liguagem didática, quando não é. Para se aprender a programar, usa-se pseudo-linguagem, PORTUGOL e ferramentas do gênero. Nem mesmo o Pascal, considerado mais fácil de se aprender que o C, é atraente ou interessante à primeira vista. O grande monstro que aterroriza o aluno é a pergunta: “Por que eu vou fazer isso? Para que?”. Pois é, para que escrever um programa em C que calcule a média de três alunos e imprima na tela? Qual a lição tirada disso? A resposta é simples: nenhuma. A maneira como a linguagem é lecionada tenta empurrar o C guela abaixo em estudantes que viram, por exemplo, Visual Basic e Delphi no segundo grau. Isto é, se é que estudaram tais linguagens ou lembram-se delas. Não poderia dar certo mesmo.

    Antes de criar um programa, o aluno tem que saber o que está fazendo. O que é um programa, para que serve isso, o que é um arquivo executável, um binário, bits, bytes, o processador, dentre outros conceitos importantíssimos antes de se escrever o primeiro “Hello World”.

    O resultado do ensino forçado é o alto íncide de reprovação, abandono, mudança de curso e desistência. É comum encontrar alunos que estão no fim do curso de programação mas ainda não passaram nas matérias mais básicas de C. É o terror da faculdade. Definitvamente, a linguagem C vira uma vilã e a frase mais ouvida nos corredores sobre o assunto é que “C é chato”.

    Por que a linguagem C é chata?

    Porque ela não te mima. Numa escala onde o nível mais alto é o mais próximo da linguagem usada pelo ser humano e o mais baixo, da linguagem usada pelos microprocessadores, a linguagem C é considerada de nível médio. Assembly, por exemplo, é de baixo nível, enquanto Object Pascal (usada no Delphi), de alto nível. Isso significa que para programar em C é preciso conhecer conceitos mais próximos do hardware, que as linguagens de alto nível abstraem para o programador, tornando o trabalho mais fácil. Por isso temos a impressão de que C é chato, difícil, sem sentido. Realmente, sem os conceitos básicos de computação bem sólidos, um código em C pode tornar-se incompreensível. Vejamos um exemplo.

    Um código em PHP (alto nível) para se declarar uma variável e armazenar uma frase nela:

    <?php
    $str = Essa é minha string”;
    ?>

    Um código equivalente em C, seria:

    void main(void)
    {
    	char str[] = Essa é minha string”;
    }

    No código em C, uma função teve de ser escrita (a main, que é a função principal de um programa), inclusive com seu tipo de retorno e parâmetros, onde usei void para não retornar nem receber nada. Além disso, foi criado um vetor de caracteres (char) para armazenar a frase. Em C, entende-se como string um vetor de caracteres (ou ponteiro para um conjunto deles) onde o último caracter é o NULL, código 0x00 na tabela ASCII. Tá vendo por que se precisa dos conceitos de computação até para começar uma frase em C? Agora perceba a jogada:
     

    #include <string.h>
    
    void main(void)
    {
    	char str[21];
    	strcpy(str, Veja, sou uma string”);
    }

    A função strcpy(), fornecida pelo header string.h, copia caracteres para uma variável do tipo vetor (ponteiro, na verdade, mas isto é outro assunto) de caracteres e adiciona um caractere nulo (NULL), zerado, na última posição. Perceba que iniciamos o vetor de char com 21 posições, para abrigar os 20 caracteres da frase proposta mais o NULL, que é um caractere só. As coisas começam a fazer sentido, apesar de “feias”, não?

    E assim é o C. Exigente, porém elegante. Se tem os conceitos de computação, sem dúvida não terá grandes dificuldades com a linguagem.

    Usando o C na vida e no mercado de trabalho

    Certo, você se convenceu de que C é legal de aprender, poderoso e aprendeu. E agora, faz o quê? Tem um colega seu ganhando dinheiro fazendo sites em Ruby on Rails. Outro faturando uma grana fazendo sistemas em Delphi para clientes, com imagens, botões brilhantes e multimídia. O que você, recém-estudado programador em C vai fazer com aquela tela preta pedindo dados com scanf()? Nada. Não é assim que se trabalha com C, ou pelo menos, não mais. Já foi o tempo em que os sistemas eram feitos dessa maneira. Além disso, mesmo nesse tempo a linguagem C foi rapidamente substituída neste meio pela linguagem CLIPPER no mundos dos PCs e pelo COBOL, nos mainframes.

    O forte do C hoje são aplicações desktop, inclusive as baseadas em rede e daemons (serviços). C também é útil para escrever compiladores e interpretadores para outras linguagens, por exemplo. Sabia que o PHP é escrito em C? Pois é, assim como Python, Ruby, BASH e muitos outros interpretadores. Então tem alguém ganhando dinheiro com C por aí, concorda?

    Vale a pena citar também o desenvolvimento embarcados, para microcontroladores e vários microprocessadores, incluindo ARM (usado em vários aparelhos Android).

    Em novembro do ano passado houve uma edição de um evento chamado Universidade Livre em que Olivier Hallot, diretor da ALTA (antiga BrOffice.org) falou durante alguns minutos numa faculdade carioca da dificuldade de encontrar programadores para contratar e fez um apelo para que os alunos levem a sério que o mercado está muito carente de bons programadores, principalmente em C/C++. Também em setembro do ano passado uma empresa publicou uma vaga no Rio de Janeiro buscando um profissional com os seguintes conhecimentos:

    • Sistema Operacional Linux;
    • Banco de dados MySQL;
    • Criação e manutenção de tabelas, relacionamentos, scripts, etc.;
    • Linguagem C, e das APIs: (V4L2), GTK, além de OpenGL;
    • Adobe Flex.

    O salário inicial era de R$ 5.000,00. A vaga deve estar aberta até hoje…

    Em dezembro de 2011, uma grande operadora telefônica abriu nada menos que 20 vagas para desenvolvedores em C no Rio de Janeiro. Empresas que atendem infraestrutura, telecomunicações, embarcados, móveis, desenvolvimento do Linux e kernels derivados também precisam muito de programadores deste tipo. Enfim, vagas não faltam!

    Então por que aprendo Java na faculdade?

    A faculdade tenta ser a mais moderna possível, mas esquece de verdadeiramente orientar na profissão. Java é uma linguagem potente, flexível e poderosa mas tem um fim completamente diferente da linguagem C. Com Java se programa para web, dispositivos móveis, aplicações locais (pouco usada), sistemas de informação, embarcados etc. A flexibilidade é enorme, mas o foco é outro. Não se faz uma suíte de aplicativos em Java, simplesmente porque existe o C pra isso. Um sniffer de rede ou um software ping, por exemplo, são feitos em C, porque C é pra isso. Já uma interface de um aparelho GPS, é feita em Java. Questão de adeqüação. O mercado de Java é tão grande quanto o de C no mundo, mas é maior no Brasil. No entanto, o que não pode é a faculdade tratar a linguagem C como uma introdução à programação, para que o aluno depois aprenda Java. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. São dois nichos completamente diferentes e em ambos os casos, é possível conseguir um bom emprego e alavancar na profissão, tanto aqui quanto fora.

    Minha faculdade usa Python para ensinar a programar. É legal?

    Não creio. Python é super divertido e viciante mas não exige os conceitos de computação que todo programador deve ter. A resposta é a mesma para todas as linguagens de alto nível. Como escrevi anteriormente, se começa a programar com uma pseudo-linguagem, para desenvolver a lógica. Antes do estudo de programação médio/alto nível, é preciso estudar computação, do ponto de vista da arquitetura em si (que vai incluir Assembly, SO etc) e aí sim, subir de nível. Se bem gerenciado, é possível manter estas disciplinas em paralelo, mas o programa deve ser cuidadoso (o que as instituições não andam respeitando – Eu já vi projeto de bancos de dados no segundo período. O aluno, teoricamente, nunca usou uma mysql.h ou outras bibliotecas para acesso a SGBD’s em outras linguagens).

    Quem aprende direto no alto nível e se dá bem, ótimo – e está de parabéns. Mas o objetivo do artigo é trazer a linguagem C à tona e não competir com outras linguagens.

    Venho comprovando a tese de que aprender “de baixo para cima” dá certo. Já consegui fazer um amigo escrever um programa em Assembly do zero para calcula a média de alunos. Aí sim ele viu o que é obter dados do teclado, calcular e exibir. Teve de entender por completo a tabela ASCII, uso de registradores gerais, syscalls e interrupções de software. Quando foi para o C, não teve o menor problema.

    E o que dá pra fazer com o C aprendido na faculdade?

    Só com ele, não muita coisa, mas com um pouquinho de pesquisa e afinco, gera-se resultados. Um exemplo é o grupo Coding 40°, onde eu e mais três alunos do curso de Ciência da Computação nos unimos para estudar e acabamos desenvolvendo um pequeno software, capaz de imprimir informações sobre executáveis PE (.exe, .dll etc) na tela. Nada complicado, agora que já está pronto. rs

    Sabe quando você está no Windows e vai nas propriedades de um .exe ou .dll e há uma aba “Versão” como na imagem abaixo?

    1-versao-tab.png.8b374d53e2115d14146a1127a8d6e160.png

    A proposta inicial era criar um software capaz de conseguir essa informação, recebendo como entrada o caminho do arquivo executável. O software deveria funcionar no Linux, já que nesse SO não é possível ver esta aba “Versão” nas propriedades dos executáveis de Windows, obviamente. Foi aí que fizemos o pev. Hoje ele já exibe várias outras informações sobre o executável além da versão.

    Conclusão

    Estudar C, C++, Assembly e outras linguagens tidas como “terríveis” é, sem dúvida, uma boa pedida. Há inúmeros projetos no mundo todo precisando de bons programadores nessas linguagens. Não encare o “C de faculdade” como um vilão ou uma introdução à programação porque não é. A linguagem C é uma linguagem poderosa e comercial. Nada de dizer que C é coisa de maluco.

    Ainda não sabe o que fazer com C? Está em dúvida sobre seus aspectos modernos? Nós temos um curso de programação moderna utilizando a linguagem C para você :)


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    • By Edinho Sousa
      Os compiladores são ferramentas muito úteis e importantes no mundo da programação e desenvolvimento. A função básica dos compiladores é pegar uma linguagem de "alto nível" (linguagem com maior nível de abstração do hardware) e produzir um código semanticamente equivalente em "baixo nível". A velocidade de execução do código compilado é uma vantagem que se destaca, tendo em vista que o compilador faz otimizações no processo de compilação. Verificações de erros sintáticos e semânticos são outras funcionalidades também executadas pelo compilador.
      Por que criar um compilador?
      Além dos motivos mencionados anteriormente, a forma mais simples e rápida de entender como os compiladores funcionam é criando um. Neste tutorial iremos criar um compilador simples, porém abordando os principais conceitos da compilação de forma teórica e prática.
      Para seguir esse tutorial será necessário o conhecimento de algoritmo e no mínimo uma linguagem de programação. Neste artigo estarei utilizando a linguagem C.
      Antes de começarmos a criação do projeto, vamos organizar o nosso projeto:
      Criaremos uma linguagem que trabalha com números inteiros e reais; Utilizaremos condições (if, else, etc); Utilizaremos expressões aritméticas e relacionais; Etapas da compilação
      As etapas que um compilador executa são: Análise léxica, Análise sintática, análise semântica, otimizador de código e gerador de código objeto. Alguns compiladores tem uma estrutura bem mais complexa, dependendo da linguagem a ser compilada:

      Nosso projeto terá as seguintes etapas: análise léxica, análise sintática, análise semântica e gerador de código. O gerador de código vai gerar um bytecode para uma máquina virtual que também vamos implementar. Bytecodes são instruções para uma máquina virtual, como mover um valor para a memória ou para um registrador, por exemplo. Abaixo podemos ver um trecho de código em Python e seus respectivos bytecodes:
      def soma(): print(10 + 10)  
      0 LOAD_GLOBAL 0 (print) 2 LOAD_CONST 1 (20) 4 CALL_FUNCTION 1 6 POP_TOP 8 LOAD_CONST 0 (None) 10 RETURN_VALUE No final desta série estaremos executando o seguinte código:
      INIT VAR max := 10 VAR num INPUT num IF (num < max) INIT PRINT 0 END ELSE INIT PRINT 1 END END Análise Léxica
      A análise léxica consiste em pegar cada caractere de uma linguagem e identificar os padrões da linguagem. Exemplo:
      int a = 10 Aqui podemos identificar os seguintes padrões:
      int é uma palavra reservada do compilador; a é um identificador/variável; = é um sinal de atribuição; 10 é um número inteiro; Ao realizar esse processo estamos identificando os lexemas, que são pedaços de uma string (texto), reconhecidos pelo analisador léxico. Os tokens são um par constituído de um nome e um valor de atributo, sendo este último opcional:
      <tipo, valor> Onde:
      tipo como o nome já diz seria o tipo do token. valor é o valor de um token. Alguns tokens não utilizam este campo. Representação da análise léxica:

      Para uma entrada como VAR num := 100 + 10 obtemos os seguintes tokens:
      <PC_VAR> <ID, num> <OP_ATR> <T_INT, 100> <OP_MAIS> <T_INT, 10> Onde:
      <PC_VAR> representa a palavra chave VAR; <ID, num> representa um identificador (variável ou função) tendo o valor num; <OP_ART> representa o operador de atribuição =; <OP_MAIS> representa o operador aritmético mais (+); <T_INT, 100>, <T_INT, 10> representa um inteiro com o valor 100 e 10 respectivamente; Não se esqueça que os tipos de token são definidos por você!
      Usarei o gcc como compilador C e o vscode como editor. Iremos começar de uma forma simples,  melhorando tudo aos poucos, vamos nessa!
      Essa é a estrutura de pastas do nosso projeto. Temos uma pasta para os headers, uma pasta src para o código fonte e a pasta exe, que terá o executável:

      Escreva o texto seguinte no arquivo teste.txt:
      INIT PRINT 1 + 2 * 3 END
      include/lex.h - Aqui simplesmente criamos um módulo para tratar da análise léxica e definimos a função que retorna um token:
      #ifndef art_lex_h #define art_lex_h void proximo_token(); #endif src/lex.c: Esta é nossa função inicial que lê cada caractere e mostra na console. Se o caractere for EOF, significa que não há mais caracteres no arquivo (fim de arquivo) e então paramos o loop:
      #include <string.h> #include <ctype.h> #include "glob.h" #include "lex.h" // variável que passará por cada caractere do arquivo static int c; void proximo_token() { while (1) { c = fgetc(file); if (c == EOF) break; else printf("%c", c); } } includes/glob.h: Este outro arquivo serve para algumas definições globais (que vamos usar em mais de um arquivo). Definimos os tipos dos tokens, um enum para representar o token e uma struct com os campos tipo e val:
      #ifndef art_glob_h #define art_glob_h #include <stdio.h> #include <stdlib.h> FILE *file; // linha atual static int linha = 1; // tipos de tokens enum { // palavras chave PC_INIT, PC_END, PC_PRINT, PC_INPUT, PC_VAR, PC_IF, PC_ELSE, // numeros T_INT, // operadores OP_MAIS, OP_MENOS, OP_MULT, OP_DIVI, // ( ) := < > <= >= = T_LPARENT, T_RPARENT, T_ATRIB, T_MENOR, T_MAIOR, T_MENOR_I, T_MAIOR_I, T_IGUAL, // identificador ID }; typedef struct { int tipo; int val; } Token; Token tok; #endif src/main.c: Na função main iremos tentar abrir um arquivo. Caso haja algum erro o programa sairá mostrando a mensagem de erro. Caso contrário, leremos todos os caracteres do arquivo teste.txt. Vamos ver se funciona:
      #include <stdlib.h> #include "lex.h" #include "glob.h" int main(int argc, char *argv[]) { // abrir o arquivo file = fopen(argv[1], "r"); if (file == NULL) { printf("Erro ao abrir o arquivo"); exit(EXIT_FAILURE); } proximo_token(); fclose(file); return EXIT_SUCCESS; // ou return 0 } Para facilitar o processo de compilação usaremos o seguinte Makefile:
      all: gcc -c src/lex.c -I includes -o exe/lex.o gcc src/main.c exe/*.o -I includes -o exe/main rm -r exe/*.o *Se você estiver em um ambiente Windows saiba que o comando rm -r exe/*.o  não funcionará.
      Ao executar o Makefile teremos na pasta exe o arquivo compilado. Ao executarmos teremos a seguinte saída:
      INIT PRINT 1 + 2 * 3 END Perfeito! Por agora vamos ignorar espaços em branco, tabulação e quebra de linha.
      Criaremos agora uma função que vai criar um token. Por enquanto ela irá apenas mostrar na saída algo como <’+’, 0> <’INIT’, 0>, mas depois vamos mudar isso.
      lex.c: Aqui estamos somando 1 na variável linha para uso posterior em caso de nosso compilador ache um caractere que não existe em nossa linguagem (como um “$”, por exemplo):
      void makeToken(char *nome, int val) // mostrar o token { printf("<%s, %d>", nome, val); } void voltaPonteiro() // volta um caracter se necessário { if (c != EOF) fseek(file, ftell(file)-1, SEEK_SET); } void proximo_token() { // após o if else if (c == ' ' || c == '\t') continue; else if (c == '\n') { linha++; continue; } } No código acima temos uma função voltaPonteiro, que é responsável por voltar um caractere no arquivo. Em alguns casos vamos ter que ver o caractere a frente e depois voltar o caractere quando estivermos analisando uma palavra chave. Enquanto o caractere for alfanumérico o ponteiro avança.
      Para facilitar o entendimento vamos utilizar a imagem abaixo como exemplo. Aqui reconhecemos a palavra num e paramos no caractere =, ou seja, reconhecemos o token <ID, num>. Quando vamos continuar o processo iniciamos do =, isto é, o próximo caractere é o espaço, seguido do número 1 e assim por diante. Tendo em vista que = é um caractere diferente do que estaríamos esperando iremos esquece-lo e então voltaremos um caractere parando assim no m.

      lex.c: vamos reconhecer operadores aritméticos como mais (+), menos (-), multiplicação (*) e divisão (/):
      void proximo_token() { // codigo anterior else if (c == '+') makeToken("+", 0); else if (c == '-') makeToken("-", 0); else if (c == '*') makeToken("*", 0); else if (c == '/') makeToken("/", 0); // codigo else Ao compilar o código e executar teremos algo como:
      $ ./exe/main.exe teste.txt INITPRINT1<+, 0>2<*, 0>3END lex.c: Agora vamos reconhecer os demais números, palavras, parênteses, etc:
      else if (c == '+') { makeToken("+", 0); } else if (c == '-') { makeToken("-", 0); } else if (c == '*'){ makeToken("*", 0); } else if (c == '/') { makeToken("/", 0); } else if (c == '(') { makeToken("(", 0); } else if (c == ')') { makeToken(")", 0); } else if (c == ':') { c = fgetc(file); // pega o próximo caractere if (c == '=') // se for '=' sabemos que é o token ':=' makeToken(":=", 0); } else if (c == '<') { c = fgetc(file); // pega o próximo caractere if (c == '=') // se for '=' sabemos que é o token '<=' makeToken("<=", 0); else makeToken("<", 0); } else if (c == '>') { c = fgetc(file); if (c == '=') makeToken(">=", 0); else makeToken(">", 0); } else if (c == '=') { makeToken("=", 0); } else if (isdigit(c)) { numero(); } else if (isalpha(c)) { palavra(); } else { printf("O caracter '%c' na linha %d nao reconhecido.\n", c, linha); exit(EXIT_FAILURE); } lex.c: Temos duas novas funções, são elas palavra e numero:
      void palavra() { char palavra[100] = ""; int pos = 0; while (isalnum(c)) { palavra[pos++] = c; c = fgetc(file); } voltaPonteiro(); if (strcmp(palavra, "INIT") == 0) makeToken("INIT", 0); else if (strcmp(palavra, "PRINT") == 0) makeToken("PRINT", 0); else if (strcmp(palavra, "INPUT") == 0) makeToken("INPUT", 0); else if (strcmp(palavra, "VAR") == 0) makeToken("VAR", 0); else if (strcmp(palavra, "IF") == 0) makeToken("IF", 0); else if (strcmp(palavra, "ELSE") == 0) makeToken("ELSE", 0); else if (strcmp(palavra, "END") == 0) makeToken("END", 0); else makeToken("ID", 0); } Não é a função mais otimizada que você já viu, mas funciona:
      void numero() { int k = 0; while (isdigit(c)) { k = k * 10 + c - '0'; c = fgetc(file); } voltaPonteiro(); makeToken("T_INT", k); } Testamos o código agora:
      $ ./exe/main teste.txt <INIT, 0><PRINT, 0><T_INT, 1><+, 0><T_INT, 2><*, 0><T_INT, 3><END, 0> Olha só, reconhecemos a maior parte dos tokens de nossa linguagem! Agora que tal mais um teste utilizando outro teste.txt?
      INIT VAR max := 10 VAR num INPUT num IF (num < max) INIT PRINT 0 END ELSE INIT PRINT 1 END END  
      $ ./exe/main teste.txt <INIT, 0><VAR, 0><END, 0><:=, 0><=, 0><T_INT, 10><VAR, 0><END, 0><INPUT, 0><END, 0><IF, 0> <(, 0><END, 0><<, 0><END, 0><), 0><INIT, 0><PRINT, 0><T_INT, 0><END, 0><ELSE, 0><INIT, 0> <PRINT, 0><T_INT, 1><END, 0><END, 0> Na próxima parte vamos fazer algumas alterações no analisador léxico e depois daremos início ao analisador sintático. Até lá. 🙂
    • By Fernando Mercês
      Toda segunda-feira em nosso server no Discord a gente se junta para tomar decisões de programação e do futuro de projetos open source que a gente mantém. Atualmente estamos com foco no pev, um toolkit para análise de executáveis e bibliotecas de Windows. É só chegar e entrar na call ao vivo! Entre aqui!
    • By Bruna Chieco
      O OEA Cyberwomen Challenge, evento realizado nos dias 10 e 11 de fevereiro, tem como missão promover a entrada do público feminino no mercado de cibersegurança. Este ano, o desafio será realizado em formato 100% online, organizado pela Trend Micro, Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Governo do Reino Unido, com apoio da Womcy Latam.
      O evento é voltado para mulheres que estejam iniciando sua carreira em cibersegurança e topam o desafio de avaliar e mostrar suas capacidades e talentos. Nesta edição, na parte da manhã do dia 10 de fevereiro, a partir das 10h, será realizado um Painel de Tecnologia formado por executivas do mercado de TI e cibersegurança da América Latina e tratará de práticas de gestão e investigação. 
      Estarão presentes no painel Adriana Shimabukuro, técnica do Núcleo Técnico de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público Federal; Leticia Gammill, líder do time de Canais de Cybersecurity das Américas na Cisco e fundadora e presidente da Womcy; Claudia Anania, Head de TI do Instituto Butantan; Tamires Almeida, focada em pré-vendas de projetos de segurança da informação e líder do programa Womcy Mentoring para Mentorias Reversas; Rayanne Nunes, Coordenadora de Tecnologia na Trend Micro; e Barbara Marchiori de Assis, Consultora da OEA e outras empresas.
      Já no dia 11 de fevereiro, ocorrerá um workshop virtual com o desafio de defender um ambiente simulado com situações realistas de cibersegurança. O objetivo é proporcionar um aprendizado sobre situações como migração de aplicações, apps de orquestração e uso de Security as Code. O workshop terá a orientação de especialistas da Trend Micro e as participantes terão a oportunidade de explorar o networking com profissionais do mercado, além de receberem o kit de participação em sua casa. 
      O desafio concederá ainda uma premiação para o grupo primeiro colocado, composta por um curso relacionado à área do desafio, a ser confirmado pela organização até a data de início do evento; licenças de Antivírus da Trend Micro por um ano; e mentoria de Carreira realizada pela equipe Womcy Mentoring.
      Para participar, as mulheres de áreas de segurança, arquitetas de segurança, infraestrutura, desenvolvimento ou operações precisam ter conhecimento prévio em Windows e Linux, redes, segurança; containers, pipelines e imagens; processo de DevOps; e conhecer as ferramentas DevOps (Github, Jenkins, ECR da Amazon, Kubernetes, Docker e APIs). Inscreva-se!
    • By Bruna Chieco
      O Google está financiando um projeto do Internet Security Research Group para deixar toda a Internet mais segura. Trata-se de um módulo para o Apache HTTP web server (ou simplesmente httpd), que é um software livre, sendo o servidor web mais utilizado no mundo, escrito em linguagem C.
      A linguagem C, contudo, pode ser insegura, se tornando mais passível de bugs que representam falhas de segurança. De olho nisso e buscando tornar a Internet um local mais seguro, o Google decidiu financiar o projeto para desenvolver um novo módulo para substituir o mod_ssl do Apache. O módulo será responsável por suportar as operações criptográficas necessárias para estabelecer conexões HTTPS em um servidor web Apache.
      Assim, será utilizada uma alternativa mais segura de linguagem chamada Rust. O Internet Security Research Group afirma que planeja desenvolver um novo módulo chamado mod_tls que funcionará com o o mod_ssl, mas usará essa nova linguagem de programação Rust em vez de C.
      Segundo o ZDNet, a Rust é uma maneira simples e rápida de garantir que bilhões de usuários sejam mantidos em segurança nos próximos anos. Leia mais detalhes sobre o projeto (em inglês).
    • By emilio.simoni
      Boa noite pessoal,
      estamos com vagas remotas para programador c++ para o time de ciber segurança da PSafe, a vaga é para atuar diretamente no nosso motor anti ransomware, criando novas features, acompanhando a evolução das ameaças e ajudando a criar formas comportamentais de proteção.
      Necessario:
      Mínimo de 3 anos em c/c++ com experiência em arquitetura de sistema operacional Experiência com Poco ou Boost, gtest ou outro framework de unit testing Conhecimento de funcionamento de malware, em especial ransomware Experiencia com windbg Diferenciais:
      Experiência com programação em kernel windows (mini filters, wfp, ...) ou mac Experiência com engenharia reversa Experiência com machine learning (scikit, tensorflow, xgb) Interessados emilio.simoni@psafe.com
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