Ir para conteúdo
  • Práticas de segurança para manter seu código no GitHub protegido

       (0 análises)

    Gabriel Galdino

    O GitHub é reconhecido como uma das principais redes de gerenciamento e armazenamento de código do mundo, sendo uma ferramenta que integra o cotidiano de um Dev, seja qual for o seu nível de experiência.

    Mas será que seu código no GitHub está sendo armazenado com segurança?

    O GitHub fornece várias ferramentas e configurações voltadas à segurança. Apesar disso, segundo uma pesquisa de 2019, o problema de segurança no GitHub está relacionado, muitas vezes, com o próprio comportamento de seus usuários por falta de conhecimento em desenvolvimento seguro (AppSec).

    Neste post, abordaremos algumas dicas de segurança importantes que toda pessoa dev precisa ficar ligada ao manter seu repositório por lá! Ah, e não deixe de conferir também um artigo sobre como manter seu código seguro no GitHub com a integração da Conviso Platform.

    Vamos às dicas:

     

    Não armazene credenciais como código ou configuração no seu GitHub

    Apesar de parecer uma recomendação óbvia, é muito comum o armazenamento de senhas em repositórios no GitHub. Isso pode acontecer de forma indireta ou involuntária.

    Para isso, existem ferramentas como git-secrets, Vault, Keycloak que analisam estaticamente seus commits para garantir que você não tente enviar senhas ou informações confidenciais em seus repositórios.

    Além do uso das ferramentas, uma recomendação muito importante é a conscientização de todo o time de desenvolvimento no policiamento de ações no fluxo de trabalho, buscando sempre validar a segurança do código e realizar auditorias de segurança. 

     

    Adicione um arquivo SECURITY.md em seu projeto

    Todos sabem da importância de ter um README.md bem escrito e estruturado em seu repositório. Com o SECURITY.md não deve ser diferente. Esse arquivo representa a política de segurança do seu código, destacando as principais informações que envolvem o tema.

    O objetivo do SECURITY.md é documentar formalmente os processos e procedimentos relacionados à segurança, incluindo relatórios de vulnerabilidade, requisitos de confidencialidade, padrões de criptografia, acessibilidade de token, uso de endereço de e-mail, requisitos HTTPS e entre outros procedimentos para manter a integridade dos dados da sua aplicação.

    Alguns tópicos importantes que você pode se guiar para estruturar seu arquivo SECURITY.md:

    ●     Política de divulgação;

    ●     Política de atualização de segurança;

    ●     Configuração relacionada à segurança;

    ●     Lacunas de segurança reconhecidas e melhorias futuras.

     

    De modo geral, um arquivo SECURITY.md representa a política de segurança para seu código no GitHub. Você pode encontrar exemplos de arquivos SECURITY.md no repositório Apache Storm, que define estruturas de organização semelhantes à apresentada acima.

     

    Gerencie os níveis de acesso e permissões de membros do seu repositório

    Desenvolvedores com acesso ao seu repositório podem receber permissões além do que o exigido pelo escopo de sua função. Desenvolvedores podem acidentalmente mudar as configurações de seu repositório, como alterar sua visibilidade.

    Para evitar isso, recomendamos definir a capacidade de alterar a visibilidade do repositório apenas para os proprietários da organização.

    Faça isso navegando até "Permissões de membro" nas configurações da sua organização e gerenciando essas permissões para manter o controle e segurança de acessos.

    Lembre-se de verificar regularmente os níveis de acesso de desenvolvedores terceirizados/externos.

     

    Estabeleça uma revisão de código, antes de fazer o commit

    Adicionar revisões de código ajuda a evitar que códigos maliciosos sejam incorporados em seus repositórios.

    Assim, as práticas de revisão de segurança facilitam a identificação de vulnerabilidades e problemas de risco de segurança de longo prazo, evitando problemas futuros.

    Para lidar com isso, o próprio GitHub possui um recurso de pull_request que permite que membros autorizados da equipe discutam e revisem possíveis alterações antes de mesclar o código no branch base. Dessa forma, quando uma pull request é feita, os responsáveis podem ser notificados para revisão.

     

    Determine testes de segurança aos PRs

    A própria plataforma do GitHub possui uma ferramenta conhecida como Git Hook orientada a eventos que permite enviar solicitações HTTP POST a um serviço de sua escolha. Existem vários eventos que você pode definir para a ferramenta agir, sendo um dos mais úteis o evento pull_request para testar as alterações de código.

     

    Audite qualquer código que for importar ao GitHub

    Durante a construção de uma aplicação, há momentos em que é muito fácil adicionar blocos de códigos externos para agilizar e facilitar o processo de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, partes do código de sua aplicação também podem acabar entrando em outros repositórios.

    No entanto, importação de código legado ou de pacotes externos pode acabar adicionando vulnerabilidades em seu repositório, como o Log4j.

    Dessa forma, definir um requisito de segurança para auditar todo o código que é carregado no GitHub é uma prática muito importante para proteger sua aplicação de códigos legados ou com vulnerabilidades.

     

    Planeje seu projeto com segurança em mente

    Uma prática importante para o desenvolvimento de qualquer tipo de aplicação é o planejamento de segurança antes mesmo de iniciar a codificação.

    Fazendo esse planejamento de segurança, se preocupando também com a qualidade, você escreverá um código melhor e mais seguro, atraindo atenção aos seus repositórios. Dessa forma, ao construir seu projeto com segurança, menos tempo será gasto tratando vulnerabilidades no futuro.

    Além de planejar, integrar seu projeto com plataformas de segurança contribui para a centralização das informações, estruturação do processo de revisão de cada commit e gerenciamento de vulnerabilidades. 

    Se você é dev ou tem interesse em saber mais sobre segurança de aplicações, não deixe de conferir o canal de YouTube da Conviso - estamos criando vários vídeos super informativos e dinâmicos sobre AppSec por lá.

    Inscreva-se no YouTube da Conviso!

     

     


    • Curtir 1

    Feedback do Usuário

    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
    Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

    Visitante

    • Isso não será mostrado para outros usuários.
    • Adicionar um análise...

      ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

        Apenas 75 emojis são permitidos.

      ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

      ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

      ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...