Jump to content
  • Criando um artigo no portal


    Faz algum tempo que o Mente Binária está com uma nova área de artigos, isto é, uma parte especial do site que reúne todos os artigos escritos por membros da nossa comunidade. A submissão é livre, ou seja, qualquer pessoa pode submeter um artigo e teremos o prazer de ajudar no desenvolvimento e revisão até o momento da publicação.

    Por onde eu começo?

    Comece pelo começo! ? A primeira coisa que você precisa ter é uma ideia de assunto para ser abordado e, após tê-la, se faça a seguinte pergunta: já existem artigos/tutoriais sobre este assunto? Eu domino minimamente este assunto? Vale a pena? Se procurarmos no google por "Introdução à linguagem Python", por exemplo, teremos um número incontável de resultados explicando de várias formas diferentes, então este talvez seja um tipo de texto "mais do mesmo", mas se sua abordagem é diferente ou o assunto é novo, certamente vale a pena.

    De forma alguma estamos dizendo que não é interessante você fazer suas próprias anotações sobre um assunto que seja objetivo do seu estudo, mesmo que já haja muito material sobre, mas a ideia aqui é tentarmos trazer coisas novas ou até mesmo coisas já abordadas, mas de uma forma diferente, mais fácil e direcionada para o nosso público. ?

    Ok, e depois?

    Após ter a ideia e responder as perguntas fale com a gente! Seja por mensagem aqui no portal ou pelo Discord, nos contacte e conte sua ideia de artigo. Depois de tudo acordado é só começar a escrever! O caminho mais rápido é um documento no Google Drive ou Office 360 compartilhado com a gente, para usarmos os recursos de revisão.

    Recomendações

    Tendo em vista que nosso portal recebe pessoas de vários níveis técnicos e áreas, é importante seguirmos algumas boas práticas e mantermos algumas coisas em mente ao escrevermos um artigo.  São elas:

    • Cuidado com o nível técnico: se o seu artigo for um artigo técnico, ótimo, só preste atenção para esclarecer nomenclaturas, siglas e conceitos que talvez o leitor não tenha.
    • Nunca esqueça de dar referências: é de extrema importância para o leitor saber de onde você tirou as informações que estão no artigo. É interessante também adicionar locais para se aprender melhor sobre o assunto (isto pode incluir perfis de redes sociais quando estamos referenciando alguma pessoa que domine o assunto: Twitter, Github, blogs, etc).
    • Sempre demonstre a prova de conceito (PoC): no mínimo demonstre uma prova (captura de tela, vídeo, etc) de que o que você está falando é de fato verdade.
    • Mostre seu código: não é obrigatório, até porque ninguém é obrigado a mostrar seus códigos, mas saibam que apoiamos e muito aqueles que mostram. Demonstrando o seu código você permite que o leitor entenda melhor o que você quer dizer e abre possibilidades para contribuições, sugestões, etc (incrível, não?!). Se for o caso, coloque uma referência para o seu Github caso o código de PoC esteja lá e/ou coloque trechos de código/comandos no próprio artigo usando as tags de "Código".
    • Tente ser o mais claro possível: parece uma afirmação óbvia, mas as vezes é extremamente difícil ser claro, principalmente com assuntos de alta complexidade.
    • Cuidado com a ortografia: fique tranquilo que nós vamos revisar o seu artigo antes dele ser publicado, mas ainda assim, reserve um tempinho para revisar a escrita.
    • Pense no leitor: você escreve para os outros, não para si. Sendo assim, é importante se colocar no lugar do leitor, fazendo com o que o texto antecipe suas principais dúvidas. O foco é o leitor e um artigo de sucesso é quando é útil para ele. ?

    Terminei, e agora?

    Envie para a gente o artigo em formato Word (pode ser via Google Drive / Office 360 ou mesmo o documento do LibreOffice, Office, Pages, etc) que a gente vai revisar para você e com você. Talvez surjam situações onde você precisará fazer alterações e nos enviar de volta até que este fique pronto para publicação, mas, fique tranquilo, estamos acostumados com este processo e este só será publicado após sua aprovação final!

    Qualquer dúvida, fique à vontade para falar com a gente, dar ideias, feedbacks, etc.

    Esperamos que este post tenha esclarecido algumas dúvidas sobre a criação e submissão de artigos para o portal e repito, conteúdo novo é sempre bem-vindo! ?

    Um abraço!


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...