Jump to content
Sign in to follow this  
unc4nny

Tentando usar o conteudo da palestra "Debugging Tricks" no crackme do cruehead

Read less than a minute

Recommended Posts

Read less than a minute

Oi.
Estou tentando utilizar um truque que foi mostrado na palestra Debugging Tricks na MBConf v1 (onde o cara mostra como fazer o tracing do programa), no crackme do cruehead utilizado pelo Fernando nas aulas do CERO, porem nao esta dando 100% certo; o que eu estou fazendo:

Botao direito -> Trace Record -> Start Run Trace

image.png.2bb8f785fbf77f1c9c4accd103a73ae5.png

Depois vou em:

Trace -> Trace Record -> Trace over into trace record

image.png.0e8401138ad31a085c110d955689f68f.png

E depois clico em Animate Over.

Ele funciona inicialmente, o problema eh quando eu insiro as credenciais que o crackme pede, ao inves de continuar a animar e fazer o tracing, ele simplesmente pula pra mensagem de erro, entao as unicas intrucoes que o x64dbg highlighta sao essas:

image.thumb.png.87485b736736b4611327c07629414929.png

Que eh basicamente o inicio da main thread ate a parte que eu clico em register, e ele nao mostra o caminho que o codigo toma depois de eu inserir as credenciais.

O que eu gostaria que acontecesse eh que ele highlightasse tudo que ocorre depois que eu insiro as credenciais. Voces sabem se eh possivel fazer isso?

• l33t 1

Read 1 minute

Opa, que legal que tá pondo isso em prática! O @Thiago de Queiroz certamente pode explicar melhor, mas acredito que a forma como esteja fazendo não seja muito efetiva porque estás usando trace over (ou seja, não entra nas funções) e a função que é chamada quando qualquer evento na janela do programa ocorre (tipo o clique de um botão) não está na WinMain (que é essa que você postou o disassembly).

Esse código de 4010F1 até 40111B é um loop clássico de uma janela usando a Win32 API. Antes de ele ser executado, é definida uma estrutura do tipo WNDCLASSA, que vai ser registrada com a RegisterClassA(). No teu código, a inicialização dessa estrutura começa em 40101D. Conforme a documentação, o segundo elemento dela é o seguinte:

lpfnWndProc

Type: WNDPROC

A pointer to the window procedure. You must use the CallWindowProc function to call the window procedure. For more information, see WindowProc.

"Window procedure" que dizer: a função que vai tratar os eventos da janela. No caso do teu programa, o valor deste elemento é colocado com esse MOV em 401027. Como o x64dbg já o reconhece como WndProc, você pode ddar um Ctrl+G e digitar "WndProc" pra cair nela. Recomendo fazer um trace over no mínimo a partir dela, mas ainda podem haver mais calls que vão fazer o trace parar.

É que a abordagem de "traçar tudo" que você tá tentando fazer é muito custosa. Tracing é incrível mas na minha opinião é pra ser usado a partir de algum ponto. Não sei o que os demais pensam sobre, nem uso muito tracing também. Mas enfim, belo tópico! 😉

EDIT: Outra coisa que lembrei é que você pode usar Message Breakpoints como neste tutorial. Ao parar na USER32.DLL, ao invés de fazer o esquema de breakpoint on execution na .text, pode simplesmente ver a call stack (Ctrl+K) e ir no último endereço do módulo principal. Vai parar direto no código do clique do botão OK da janela "Register". Aí é só tracear de lá. 😉

Abraços!

Posted (edited)
 Read less than a minute

Ahhh po, faz sentido, por isso que o debugger tava caindo na user32.dll do nada mesmo dando step over, talvez ele interprete o callback como uma chamada de funcao no mesmo modulo? Dei uma lida aqui na documentacao das funcoes que estao sendo chamadas no inicio do codigo e acho que entendi o que ta acontecendo. Tambem vou dar uma lida nesse link que vc postou, parece bem interessante!

19 hours ago, Fernando Mercês said:

ao invés de fazer o esquema de breakpoint on execution na .text

Pior que eu cheguei a tentar fazer isso mas nao dava certo, eu acho que eh porque o codigo fica loopando na WinMain ate receber o input? Ou talvez eu estivesse fazendo errado (o mais provavel asuidasuih). O que funcionou pra mim foi colocar um breakpoint de escrita na secao .data e passar o registro (eu chutei que o buffer onde eles seriam copiados fossem variaveis globais ja q eu n cheguei a ver nenhum buffer sendo inicializado no disass), e funcionou aausdasuihdh

Vlw mano!!!

Edited by unc4nny

Read less than a minute

@Fernando Mercês usei a parada do message breakpoint, mto massa mano! Vou ver se acho um crackme em GUI pra tentar usar de novo, junto com o tracing :c. Valeuuuu!

• Curtir 1

Read less than a minute

Isso mesmo, o Mercês tem razão. Você precisa de fazer esse trace próximo da rotina onde quer verificar e não no loop do dialogo 🙂

Parabe´ns por colocar em prática!

• Curtir 1