Ir para conteúdo

É possivel extrair o firmware de um microcontrolador depois de gravado? Posso extrair o firmware de um microcontrolador de uma placa velha daki de casa?


Patrick Marins de Souza

Posts Recomendados

Estou aprendendo assembly ja programo em C e mais para frente queria começar a programar para microcontroladores e fazer engenharia reversa, queria saber se é possivel e como que faz um "dump" (Não sei se esse e o termo certo) do firmware de um microcontrolador vi um site que o cara reprogramou um microcontrolador de um testador de componentes e escreveu um tetris em C/C++ e rodou, queria saber como isso é possivel o microcontrolador nao tem nenhum tipo de bloqueio? eu posso extrair o firmware de um microcontrolador de uma placa velha da qui de casa so por aprendizado? se usa algum aparelho para gravar ou extrair o firmware em um microcontrolador (alem do pc)? Estou com uma duvida sobre microcontroladores estou lendo alguns livros, nao tenho muita exeperiência em eletronica.

 vou dexar os links aki:

https://dragaosemchama.com/2019/05/engenharia-reversa-do-gm328a-e-tetris/

https://dragaosemchama.com/2017/02/t-rex-ptbt/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, não apenas é possível como é o hobby de muita gente kkk. O primeiro passo para fazer a engenharia reversa em um firmware é justamente fazer o dump (você usou o termo certo) do código do firmware, isto é chamado de extração de firmware. Sobre ter bloqueios, sim muitas vezes pode ter. Mas existem técnicas para tentar burlar alguns bloqueios.
Eu não manjo do assunto mas vou te passar referências de quem manja:

Os dois conteúdos é do Maycon Vitali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Felipe.Silva disse:
11 horas atrás, Felipe.Silva disse:

Opa, não apenas é possível como é o hobby de muita gente kkk. O primeiro passo para fazer a engenharia reversa em um firmware é justamente fazer o dump (você usou o termo certo) do código do firmware, isto é chamado de extração de firmware. Sobre ter bloqueios, sim muitas vezes pode ter. Mas existem técnicas para tentar burlar alguns bloqueios.
Eu não manjo do assunto mas vou te passar referências de quem manja:

Os dois conteúdos é do Maycon Vitali.

 

Valeu cara, eu acho até que o livro que eu to lendo no gitbook de assembly e seu kkkkk ou eu to confundindo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...