Ir para conteúdo

Dúvida - Script para backup em Linux


Gribel

Posts Recomendados

Feras,

preciso de uma luz e se alguém puder contribuir com sugestões, ficarei muito grato.

Imaginem o seguinte cenário:

Uma rede corporativa que utiliza em seu parque micros com o SO Windows 7.
Esses micros são padronizados e tem as mesmas configurações e hardware.
O disco desses micros é dividido em duas partições, sendo uma o SO e aplicativos e a outra o perfil e documentos de cada usuário.

Quando um micro desses "para" por algum motivo, o perfil que fica na partição secundária é copiado para um novo micro que substituirá o defeituoso. Atualmente esse processo é manual, feito através de uma console em uma distro Linux reduzida, própria dessa organização. Esses micros são conectados em p2p através de um cabo cross.

A organização quer que a cópia seja automatizada através de algum tipo de script, mas a única distribuição autorizada para o uso foi a DEFT.

Uma informação adicional: quando um micro é formatado, o processo é feito pela rede com essa mini distro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando:

A companhia não quer armazenar dados em rede por alguns motivos particulares a esse tipo de negócio.

O processo que a gerência de TI quer é bem engessado mesmo, rodar um script pelo técnico que fizer a troca do equipamento para fazer a restauração do perfil no micro novo, sem que isso precise ir para a rede e retornar.

Atualmente, quando a falha é de software, passamos a imagem novamente e logamos em ambos, conectados por cabo cross. A ideia é dar o boot pela rede em ambos e rodar esse script fazendo a cópia por exemplo do MICRO1/sda1/x para MICRO2/sda1/x 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu li múltiplas vezes pra entender mas não sei se entendi. :D

Vamos lá, quando um computador (se você usa a palavra "micro" essa TI parece mais engessada ainda! haha) falha, o técnico liga um cabo cross (isso ainda existe?) nele com outro computador, dá um boot com o DEFT e dá uns comandos pra fazer a cópia (mount, cp, etc), certo? Você quer automatizar esses comandos somente?

Abraço,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Fernando Mercês disse:

Rapaz, eu li múltiplas vezes pra entender mas não sei se entendi. :D

Vamos lá, quando um computador (se você usa a palavra "micro" essa TI parece mais engessada ainda! haha) falha, o técnico liga um cabo cross (isso ainda existe?) nele com outro computador, dá um boot com o DEFT e dá uns comandos pra fazer a cópia (mount, cp, etc), certo? Você quer automatizar esses comandos somente?

Abraço,

Fernando

Hahaha, põe gesso nisso! Nível de estatal, então imagine algo ultrapassado.

Então, todos os computadores tem o Fog Linux instalados neles. Ele é preparado para formatar e reinstalar o SO de forma automatizada, tudo pela rede.

Depois que ele instala, cada técnico precisa conectar o micro origem e o destino por cabo cross e manualmente usam o Windows para configurar a conexão cross em cada micro e depois fazem a cópia entre os micros.

O que a companhia quer é não precisar usar o Windows e ter que configurar e copiar manualmente. Querem que o DEFT Linux tenha um script para fazer isso. 9_9 (bizarro, eu sei)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...