Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
VictorNeves

Alterar EIP para decodificar Strings

Posts Recomendados

Fala pessoal!

Eu estou tentando analisar um malware (.dll) que sempre termina a execução do debugger, não identifiquei técnicas ant-debbug (acredito que o xdbg me informaria se tem um isDebugPresent, por exemplo).

Na tentativa de obter os IoCs antes do malware parar sua execução, eu pesquisei pelas Strings ofuscadas, peguei o offset delas, e alterei na mão o EIP.

A dúvida é se isso deveria funcionar, por que após ele passar pelo o que parece ser o método de desofuscação, o xdbg não me mostra o valor da String

Editado por VictorNeves

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Victor!

Isso depende muito. Normalmente alterar o EIP "pra muito longe" do EIP atual não é uma boa ideia. Além disso, você deveria alterar o EIP para o momento em que o endereço da string ofuscada é passado para a função que desofusca e depois executar a CALL. Algo como:

push <string_offset>
call <função que desofusca>

IsDebuggerPresent() é só a mais básica das muitas técnicas anti-debug e o x64dbg consegue inutilizar essa função nativamente, mas não é automático: você tem que clicar lá em Debug -> Advanced -> Hide debugger (PEB) ou usar um plugin tipo o ScyllaHide. A gente explica como essa técnica funciona na aula 24 do CERO. 😉

Pelo próprio ScyllaHide você pode aprender sobre outras técnicas e ir testando opções pra ver se ele consegue dar cabo nas proteções que este binário tem. Não é perfeito, mas ajuda pra caramba!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.