Ir para conteúdo

Apanhadão de Assembly


void_

Posts Recomendados

1 hora atrás, void_ disse:

Fato. Alguns títulos são um desafio e tanto para achar. Ironicamente é mais fácil achar títulos em inglês do que em português, apesar do Brasil ser conhecido pela pirataria.

E complementando o que disse, ainda tem muitos autores (ex.: Gabriel Torres) que evitam lançar a(s) obra(s) em ebook. Nesta semana por exemplo achei os 3 livros recém-lançados (2018-2019) do GT no scribd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, kassane disse:

E complementando o que disse, ainda tem muitos autores (ex.: Gabriel Torres) que evitam lançar a(s) obra(s) em ebook. Nesta semana por exemplo achei os 3 livros recém-lançados (2018-2019) do GT no scribd.

Realmente. Eu lembro que uma vez tentei "caçar" um livro dele sobre Hardware que me interessou, mas sem chance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a solução não seria fazer um "apanhadão" de livros de assembly, mas sim quais são os melhores livros recomendados de forma consensual ( entre aqueles que estudam essa matéria ), ou seja, quais as fontes mais vezes citadas entre a comunidade ( pessoas que REALMENTE têm conhecimento de causa ).

Eu também sei que as pessoas aprendem de formas diferente, e em ritmos diferentes, e o material de estudo para uns não é o melhor para outros e que o assembly segundo ouvi dizer "por aqui e por ali",  tem varias versões e características diferentes... mas ...

Eu há uns tempos também andava atrás de livros de redes feito louco à procura do livro que me iria abrir os olhos para o mundo e iluminar o meu caminho, e essas coisas poéticas que se costuma dizer, mas a realidade é que mesmo de uma forma diferente eles dizem mais ou menos a mesma coisa. Então o que eu fiz foi escolher dois que achei interessantes e comecei a estudar a matéria. 

Isso de andar à procura de PDF's a olhar o "table of contents" do livro a pensar "é mesmo este, é mesmo este", a ser redireccionado de página para página e os recursos da tua rede a serem utilizados pelo site em que estas a fazer o download não se sabe bem para quê, não é proveitoso em vez de um estudante de assembly passas a ser um caçador de livros profissional, com 10 gb de PDF's no disco e não leste nenhum deles em condições. 

Eu também já tive o hobby de caçar PDF's eu tenho à vontade uns 15 gb de PDF's que nunca li.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, gnoo disse:

Eu também já tive o hobby de caçar PDF's eu tenho à vontade uns 15 gb de PDF's que nunca li.

+1 aqui. Se eu tivesse lido todos os PDF's que tenho, seria um mago já. kkkkk

Aproveitando as "coisas poéticas" lembro de Raul Seixas na música Eu também vou reclamar: Olho os livros na minha estante, que nada dizem de importante, servem só pra quem não sabe ler. ?

Mas eu entendo o movimento de angariar material para estudo. Tenho muito mais livros que li e muitos mais samples (no Kindle) que livros completos. Vejo algo, me animo, peço logo "enviar amostra" hehe. Sinistro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo problema em amontoar conteúdo, contando que o estudo tenha disciplina. Tenho muito material de Assembly aqui, por exemplo, mas estudo um ou dois livros de cada vez -- ou normalmente são os mais indicados de forma geral, como foi dito, ou um que seja para algo muito específico que eu queira e precise estudar. Esses são os que dou prioridade. Depois que o "principal" acaba, o resto eu vou lendo como complemento ou simplesmente por mera curiosidade, pois nem que seja um fragmento ou outro, uma obra sempre acrescenta algo a mais.

O que não se deve fazer é se empolgar e sair lendo tudo quanto é coisa ao mesmo tempo, porque aí você acaba não estudando nada direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, void_ disse:

estudo um ou dois livros de cada vez -- ou normalmente são os mais indicados de forma geral, como foi dito, ou um que seja para algo muito específico que eu queira e precise estudar. Esses são os que dou prioridade. Depois que o "principal" acaba, o resto eu vou lendo como complemento....

Eu também faço o mesmo, não com assembly porque não tenho interesse ( pelo menos por agora ), ter várias fontes de informação é benéfico na maioria das vezes, o ponto de vista que eu quero deixar aqui tem a ver com a falta de objetividade ( na minha opinião ) em relação ao conteúdo que pode ajudar um individuo que queira iniciar ou complementar os seus estudos nessa área. Tópicos deste tipo devem ser pensados para disponibilizar informação de forma objetiva sobre um determinado tema, para fazer um "apanhadão" de assembly um utilizador não precisa vir  aqui para encontrar fontes de informação, basta que abrir o seu browser preferido num motor de busca qualquer e fazer uma busca por " livros assembly PDF".

Um tópico sobre assembly para ser entendido como um guia através da informação que nele é disponibilizado deve ser pensado de forma a que um iniciante obtenha a informação necessária e repito outra vez OBJETIVA em relação a como iniciar estudos nessa área, tem de haver um guia que seja consensual e prático ( no sentido de entendimento fácil ), para quem obtem essa informação.

Exemplos:

Como obter informação sobre o nosso processador ?

Como escolher a versão ou tipo de assembly a usar mediante o processador que temos na nossa máquina ?

Como obter informação sobre arquitetura de de computadores ( ULA, registadores, cache, barramentos, etc), fontes com informação objetiva, de linguagem simples ? 

Onde ir buscar informação sobre a arquitetura que vamos usar?

É isso que uma pessoa que se inicia nesta matéria precisa... eu até acredito que os livros tragam alguma informação nesse sentido, mas será suficiente? não sei talvez ( eu não percebo nada disso)...

NOTA: 

Eu não estou a pôr em causa o conteúdo deste tópico nem a fazer uma depreciação da participação dos seus intervenientes.

  Eu só acho é que se é para falar, que se fale realmente de assembly... exemplos, conceitos, demonstrações... não me parece que despejar aqui 30 gb de PDF's vá acrescentar alguma coisa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 10 meses depois...
Em 04/06/2019 em 03:10, void_ disse:

Introduction to  64 Bit  Intel Assembly Language Programming for Linux

É uma publicação de 2011 de Ray Seyfarth. Esse eu não li "para valer" ainda, mas pelo pouco que folheei, serve de intermediário entre a primeira e a última obra que postei anteriormente (O princípio é o mesmo: Intel64 para Li nux).

o link está quebrado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/06/2019 em 23:19, void_ disse:

Mastering Assembly Programming

Oh yeah! Yeah! Yeah! Yeah!

Mastering Assembly Programming, de Alexey Lyashko (Ed. de 2017).

Sem necessidade de cadastro. Sem anúncios. Sem chatice. Sem câncer. Só pegar e ser feliz. 

 

o link só carrega, carrega, e carrega, não tá funcionando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...