Ir para conteúdo

Dúvida Driver Kernel Módulo Linux


octavio rainha

Posts Recomendados

Há um tempo comprei um daqueles controles genéricos usb para computador e fiquei interessado em saber como  funcionava a comunicaçao do controle com o computador, resolvi que a melhor maneira de ver na prática seria escrever um driver. Sou novo no kernel linux, e a pouca documentaçao q achei pelo q eu vi parece datada (tanto pq alguns codigos de exemplos nem dá pra dar insmod sem erros). A pergunta, tem alguma doumentaçao mais moderna ou algo que eu nao deveria deixar de ver sobre driver e modulos linux, para conseguir escrever meu primeiro driver pra valer?

Tbm tenho interesse em saber um pouco mais sobre kernel e syscalls(tem a ver com os modulos né).

Os livros que eu estou lendo no momento( e penando um pouco tentando entender oq é novo e nao se usa mais  e atualizar os exemplos que nao rodam mais).

http://tldp.org/LDP/lkmpg/2.6/html/index.html  (daqueles exemplos classicos de documentaçao sobre algo em computaçao, alguem que sabe mto resolve escrever um livro em html).

https://lwn.net/Kernel/LDD3/  (sei que é uma boa fonte mas tmb sei que esta datado, e pelo q pesquisei nao existe pretensao em escrever a quarta ediçao).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/09/2019 em 18:39, Fernando Mercês disse:

Em que ponto você está, Octavio? Já rolou um "hello, world"? O que não tá funcionando? Não conheço nada super atualizado, mas podemos de repente fazer algo e até gerar um artigo, mantendo-o atualizado, sei lá.

Abraço!