Ir para conteúdo

Como não reinventar a roda em C?


Fabiano Furtado

Posts Recomendados

  • Apoiador Nibble

Pessoal...

Para cada sistema que fazemos, normalmente, precisamos ler algum arquivo de configuração ou carregar dinamicamente algum plugin no momento da execução.

Alguém tem alguma idéia/dica sobre como fazer isso de maneira mais fácil? Alguém já desenvolveu algo assim? Há algum artigo que descreva isso?

Cada um implementa isso de uma maneira e não queria ficar perdendo tempo em algo tão básico.

Sei que a libconfig pode ajudar, mas não queria utilizar nenhuma lib.

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até a extensão de meu conhecimento, não há um meio padronizado para carga dinâmica de "plugins", especialmente porque um "plugin" depende da arquitetura da aplicação. Eu recomendo que estude a interface entre C e Python e C e LUA, por exemplo, para usá-los como "plugins" "programáveis", se for o caso... No caso de plugins "não programáveis" existe um troço chamado DLL (no Windows) e shared objects no Linux/Unix... ?

E, sim, libconfig pode te dar uma ajuda no parsing de arquivos texto que contém "configurações", mas não vai te ajudar em nada com "plugins".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Realmente não existe uma forma padrão. E a implementação inclusive varia conforme o SO.

Porém algumas bibliotecas podem simplificar o trabalho. Em C encontrei uma biblioteca chamada C-Pluff [1] - nunca usei, mas parece promissora.

Se estiveres usando C++,  a POCO [2] é bem simples de usar. 

[1]. http://www.c-pluff.org/

[2].  https://pocoproject.org/slides/120-SharedLibraries.pdf

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fernando Mercês changed the title to Como não reinventar a roda em C?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...