Jump to content
Sign in to follow this  
Fabiano Furtado

Como não reinventar a roda em C?

Recommended Posts

Pessoal...

Para cada sistema que fazemos, normalmente, precisamos ler algum arquivo de configuração ou carregar dinamicamente algum plugin no momento da execução.

Alguém tem alguma idéia/dica sobre como fazer isso de maneira mais fácil? Alguém já desenvolveu algo assim? Há algum artigo que descreva isso?

Cada um implementa isso de uma maneira e não queria ficar perdendo tempo em algo tão básico.

Sei que a libconfig pode ajudar, mas não queria utilizar nenhuma lib.

Obrigado.

Edited by Fabiano Furtado

Até a extensão de meu conhecimento, não há um meio padronizado para carga dinâmica de "plugins", especialmente porque um "plugin" depende da arquitetura da aplicação. Eu recomendo que estude a interface entre C e Python e C e LUA, por exemplo, para usá-los como "plugins" "programáveis", se for o caso... No caso de plugins "não programáveis" existe um troço chamado DLL (no Windows) e shared objects no Linux/Unix... 🙂

E, sim, libconfig pode te dar uma ajuda no parsing de arquivos texto que contém "configurações", mas não vai te ajudar em nada com "plugins".

• Curtir 1

Realmente não existe uma forma padrão. E a implementação inclusive varia conforme o SO.

Porém algumas bibliotecas podem simplificar o trabalho. Em C encontrei uma biblioteca chamada C-Pluff [1] - nunca usei, mas parece promissora.

Se estiveres usando C++,  a POCO [2] é bem simples de usar. 

[1]. http://www.c-pluff.org/

[2].  https://pocoproject.org/slides/120-SharedLibraries.pdf

Edited by jweyrich
  • Curtir 1