Ir para conteúdo

Em que faculdade entrar na área de TI?


Rafael Sacramento

Posts Recomendados

Olá pessoas, sou um apaixonado por tecnologia como muito de vcs  e pretendo fazer alguma facul de Ti, estou em dúvida entre Ciência da computação,Sistema da Informação,Engenharia de Software ou entrar pelo Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e tecnologia.Tenho algumas áreas que almejo que são segurança da informação,data Science e desenvolvimento web, dessas três eu tenho uma paixonite e um amor por segurança informacional.Logo, quem puder dar uma opinião ou ajudar ficarei grato, please.

 

SEGUE ANEXOS DAS MATRIZES CURRICULARES

matriz-bes.png

fluxograma.jpg

MATRIZ-CURRICULAR-1.pdf matriz_curricular_bicti.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,  é bem difícil aconselhar pois são cursos bem distintos com diferentes focos.  O importante é ter em mente que durante a graduação você deve focar em estabelecer bases sólidas para a sua carreira após a graduação. 

Eu fiz graduação em sistemas da informação, mestrado em eng.  da computação e quase terminei o doutorado na mesma área do mestrado, mas tive que interromper. Fica claro que me achei mais em engenharia, mas não me arrependo em nada em ter feito graduação em sistemas. 

A área da segurança é bem abrangente também, mas vou tentar dar minha visão (generalizando em alguns pontos):

 

Sistemas de informação vai te dar uma base sobre como a computação pode ser utilizada em sistemas e processos corporativos com um viés sócio-técnico. Se você acha que tem mais esse perfil, meu conselho é: não negligencie as disciplinas de humanas, pois elas te farão diferenciado. Esse tipo de curso pode ser muito bom se você quiser trabalhar com processos de segurança da informação, compliance, auditoria, etc...

 

Em ciência da computação você vai obter uma base matemática forte, focando bastante em entender a teoria da computação e sua evolução.  Em geral oferece uma base sólida bem específica, e você não necessariamente vai usá-la de forma clara no dia-a-dia, mas vai servir muito bem para entender o que acontece dentro das "caixas pretas" (para a maioria dos trabalhos em corporações, estou generalizando de acordo com o que observo no mercado).

Essa base é bem importante se você quiser trabalhar com ciência de dados,  engenheria reversa ou criptografia, por exemplo. 

 

Para o curso de engenharia de software eu não consigo opinar muito,  mas me parece  sistemas de informação com menos parte de humanas/ sócio técnico e com extras de tecnologias. Muita coisa aplicada que é fácil aprender na prática ou em cursos extra curriculares. 

Também senti falta de algumas disciplinas tradicionais presentes na grade da maioria dos cursos de engenharia,  como: cálculo 2 e 3, cálculo numérico,  resistência dos materiais,  mecânica dos fluídos, etc...

Pensando na área da segurança parece interessante para quem quer atuar em processo de desenvolvimento seguro.

 

Do curso de inovação,  eu achei muito aberto e, na minha opinião,  demanda muita maturidade para escolher bem as optativas , acho que seria mais ideal se você já tivesse uma base sólida em computação,  pelo menos um bom curso técnico ou tecnológico, e já estivesse atuando no mercado e sabendo muito bem o que quer.

Além disso,  você pode enfrentar o obstáculo dos recrutadores não saberem exatamente do que se trata seu curso e  se o mesmo ofereceu as bases que você precisa para preencher determinadas vagas (novamente estou generalizando com base no que observo,  não realizei nenhum estudo que prova esse ponto de vista).

 

Você também pode dar uma olhada na grade de engenharia da computação,  que além de uma base de algoritmos vai te oferecer base em hardware,  interessante se você quiser atuar em áreas de infraestrutura (redes, virtualização,  devops,  por exemplo), áreas que interagem com hardware e dependem da arquitetura  e da organização dos computadores (engenharia reversa,  análise de malware, desenvolvimento de drivers e componentes de S.O., etc...) ou em sistemas embarcados (automação industrial, agrícola,  residencial, etc.., dispositivos dedicados ou Internet das coisas).

 

Também é importante notar que os cursos de engenharia costumam ser mais caros e de maior duração. 

 

Espero ter ajudado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fernando Mercês changed the title to Em que faculdade entrar na área de TI?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...