apsolo2aa Posted November 4 Posted November 4 Olá, pessoal! Sou iniciante em TI e estou certo de que quero trabalhar com Segurança da Informação, com foco em Pentest e Forense. Já fiz um curso de Perícia, mas ainda não tenho experiência prática na área. Minha dúvida está relacionada à escolha de faculdade: imagino que para conseguir uma posição em segurança seja essencial ter uma boa base em infraestrutura, certo? Pensando nisso, estou em dúvida entre Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Redes de Computadores, ou até outra opção que vocês considerem melhor. Vocês acham que alguma dessas faculdades oferece uma base mais sólida para, futuramente, trabalhar em Segurança? Ou a experiência em infraestrutura viria mais de estudos complementares e prática no mercado? Agradeço demais pela ajuda! Quote
Administrators Fernando Mercês Posted November 4 Administrators Posted November 4 Olá! Eu sou da opinião de que quanto mais base, melhor, mas a escolha, ao meu ver, precisa levar em consideração outros fatores como qualidade da instituição de ensino, preço, proximidade da sua residência, segurança do caminho, etc. Em geral, penso que Ciência da Computação é a opção que daria a maior base (quatro anos). Junto a este há o de Engenharia da Computação (foco maior em hardware) e Sistemas de Informação (foco maior em sistema). Se não me engano, todos são de quatro anos. Como segunda opção, vem os tecnólogos (um pouco menos de base, de dois a três anos) que compreendem ADS e Redes. Dá pra perceber que não existe uma resposta que funciona como uma bala de prata né? Um bom curso de ADS é provavelmente melhor que um curso de CC meia-bomba. Assim como um curso de Redes perto pode ser melhor pra você que um curso de SI do outro lado da cidade (não queremos perrengue né?). O importante é estudar bastante e na melhor instituição possível dentro das suas possibilidades geográficas e financeiras, penso. Para pentest e forense, se eu tivesse que escolher um entre ADS e Redes do mesmo nível, ficaria com o primeiro. Posso estar enganado, mas os cursos de Redes focam em profissionais de administração de redes? Adoraria ler outras opiniões. 🙂 Grande abraço! Quote
apsolo2aa Posted November 5 Author Posted November 5 Obrigado pela resposta detalhada! Concordo com você sobre a importância de considerar a qualidade da instituição, proximidade e até a segurança do caminho – realmente, todos esses fatores influenciam no dia a dia. A dúvida que fica pra mim é: considerando o tempo e o investimento necessários para um bacharelado (como Ciência da Computação ou Sistemas de Informação), será que essa formação realmente vale mais a pena que um tecnólogo bem estruturado, como ADS ou Redes? Sabendo que quero focar em segurança (pentest e forense), fico em dúvida se a base extra dos quatro anos de bacharelado traria um diferencial tão significativo, ou se um tecnólogo direto e complementado com certificações e cursos específicos pode já dar conta do recado. O que você acha? Já viu alguém que optou pelo tecnólogo e conseguiu uma boa entrada na área de segurança? Valeu por compartilhar sua visão, foi realmente útil. Vou ficar de olho nas outras respostas também! Grande abraço! Grande abraço e valeu pela ajuda! Quote
Recommended Posts