Programação Moderna em C

O que é?

C é uma linguagem de programação criada na década de 60 e utilizada largamente até os dias atuais. É comum se ouvir que “metade do Universo é escrito em C” e de fato é impressionante o número de aplicações de base escritas nesta linguagem. Exemplos incluem: Linux, Apache httpd, PHP, Java, Perl, Ruby, Python e a API do Windows,

Por que estudar C?

Acreditamos que o estudo da linguagem C é muito benéfico para o profissional que lida com computadores, independente da área. Estudar C nos obriga a focar nas bases da computação, entender como os dados são manipulados em memória pelo sistema operacional e pelo processador, suas limitações e condições para funcionamento. Algumas vantagens de se estudar C são:

  • Pouca coisa “vem pronta” em C, nos forçando a implementar e entender as limitações da computação atual.
  • O programador tem controle quase total do contexto do programa.
  • É uma linguagem comercial, principalmente na era dos embarcados.

Mas C não é velho?

A linguagem foi criada há muito tempo, mas continua sendo atualizada e utilizada. Basta olhar o índice TIOBE, que mede as linguagens mais em alta no mundo, para comprovar o que dissemos. A última atualização na especificação padrão foi em 2011 mas os compiladores adicionam extensões periodicamente. O gcc (GNU Compiler Collection) e o Visual Studio, da Microsoft, são bem famosos, mas há também o clang que ganhou bastante espaço recentemente.

O treinamento

O treinamento Programação Moderna em C aborda aspectos modernos da linguagem, bem como do ecossistema para desenvolvimento de aplicações em C, como o SO, editores de texto, IDE’s, etc.

O curso é ministrado pelo YouTube, em nosso canal Papo Binário, sem nenhum custo.

O programa do treinamento está em constante crescimento e é bem dinâmico. Pronto para começar? Confira abaixo as aulas já publicadas:

Aula 0: Preparando o ambiente Assistir
Aula 1: Funções main() e printf() Assistir
Aula 2: Variáveis booleanas e do tipo char Assistir
Aula 3: Variáveis do tipo int Assistir
Aula 4: Variáveis do tipo float Assistir
Aula 5: Arrays Assistir
Aula 6: Operadores aritiméticos Assistir
Aula 7: Operadores lógicos Assistir
Aula 8: Operadores bit-a-bit Assistir
Aula 9: Condicional if Assistir
Aula 10: Repetições (Parte 1/2) Assistir
Aula 10: Repetições (Parte 2/2) Assistir
Aula 11: Ponteiros (Parte 1/2) Assistir
Aula 11: Ponteiros (Parte 2/2) Assistir
Aula 12: Indexação de arrays e ponteiros Assistir
Aula 13: Alocação dinâmica de memória Assistir
Aula 14 – Estruturas e Uniões Assistir
Aula 15 – Funções Assistir
Aula 16 – Macros Assistir
Aula 18 – Projeto readpe (Parte 1) Assistir