Jump to content
  • No último dia 23 de julho, a Mente Binária promoveu um encontro online entre os professores do programa Do Zero Ao Um, com o objetivo de fortalecer os laços da equipe, alinhar expectativas e discutir métodos de avaliação para a próxima turma. A dinâmica, conduzida por @biancarvgarcia, diretora pedagógica da Mente Binária, foi dividida em quatro etapas, abrangendo a história do programa, a identidade dos educadores, os princípios que orientam a prática pedagógica e as formas de mensuração do aprendizado.

    Histórias de Transformação

    A primeira parte do encontro foi dedicada à construção de uma narrativa coletiva, onde os professores compartilharam suas experiências no programa. “É fundamental que a equipe se veja como parte de uma história maior, que não só transforma vidas, mas também desafia as desigualdades que ainda persistem na nossa sociedade,” afirmou Bianca Garcia. Os temas abordados pelos educadores incluíram a importância da formação técnica e comportamental, o impacto do projeto na vida dos participantes e a missão de oferecer oportunidades a grupos marginalizados.

    Princípios Pedagógicos em Foco

    Na segunda etapa do encontro, foram discutidos os princípios que norteiam o "Do Zero Ao Um". Inspirados por pensadores como Bell Hooks, Luana Tolentino e Philippe Meirieu, os professores refletiram sobre o papel da educação como ferramenta de liberdade e resistência. “Nossa prática pedagógica não é neutra; ela é uma resposta direta ao contexto social em que vivemos. Queremos que nossos alunos se sintam parte de uma comunidade que valoriza a diversidade e combate as desigualdades,” destacou Bianca Garcia. Os princípios do programa foram organizados em três dimensões: contextual, sociológica e pedagógica, com foco em um currículo que atenda às necessidades dos estudantes em múltiplos níveis.

    Avaliação Como Parte do Processo Educativo

    O terceiro momento foi reservado para uma discussão sobre as concepções de avaliação, inspiradas por teóricos como Bernard Charlot, Cope e Kalantzis. Bianca Garcia enfatizou a importância de um processo avaliativo que vá além da simples medição do desempenho. “A avaliação precisa ser um instrumento de aprendizado contínuo, um diálogo constante entre o educador e o aluno. Ela deve refletir a diversidade de nossos estudantes e promover um ambiente inclusivo,” explicou a diretora pedagógica. A equipe discutiu a aplicação de feedbacks personalizados, simulações práticas e atividades que estimulam o aprendizado "hands-on", além de destacar a importância da colaboração em grupo.

    Preparação para a Nova Jornada

    Ao final do encontro, os professores foram convidados a criar manchetes que sintetizassem suas impressões sobre o evento, como uma forma de avaliar a experiência coletiva. “Saímos desse encontro mais unidos e preparados para enfrentar os desafios que vêm pela frente. Estamos prontos para iniciar mais uma jornada de transformação social com a nova turma do ‘Do Zero Ao Um’,” concluiu Bianca Garcia. O programa continua firme em seu compromisso de oferecer uma educação significativa e inclusiva, e convida todos a se unirem a essa iniciativa.

    • Curtir 3

    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...