Ir para conteúdo
  • Além do Pentest - o que faz um estagiário de Segurança da Informação? Conheça as possibilidades


    Julliana Bauer

    Nos últimos meses, dividimos algumas dicas para quem tem curiosidade acerca das possibilidades de carreiras em Segurança de Aplicações. Afinal, seja para uma transição de carreira, ou mesmo para quem está ingressando agora no mercado de trabalho, ela é apontada como uma das áreas mais promissoras para os próximos anos.

    Desta vez, para mostrar como é a rotina e quais são os desafios de um jovem profissional que está desbravando uma das muitas possibilidades de carreiras dentro de Segurança de Aplicações, resolvemos conversar diretamente com alguém que acabou de ingressar neste universo.

    Nosso bate-papo de hoje é com o Antony Leite, de 17 anos, que há cinco meses é estagiário no time Pentest as a Service (PTaaS) da Conviso, e que, no momento, está estudando para aprimorar suas skills técnicas em relação a Pentest Web e Pentest Mobile.  Foi a partir de uma conversa com um professor e com a ajuda de uma comunidade online que ele passou a ter interesse em uma carreira na área e acabou encontrando esta oportunidade na Conviso.

    Ele nos conta um pouco sobre como é a sua rotina enquanto um profissional que está começando nesta área, quais foram suas primeiras impressões e o que mais o surpreendeu em relação ao dia a dia de uma empresa de AppSec. Confira!

    Antony, antes de entrar na Conviso, qual era o seu conhecimento sobre Segurança de Aplicações? Já ouvia falar a respeito da área nos cursos que frequenta?

    Antes de entrar na Conviso eu estava terminando o curso Pentest Profissional e o Pentest Experience da DESEC (já terminei ele e só estou esperando a minha DCPT - Desec Certified Penetration Tester chegar). Eu fiquei sabendo da Conviso por conta do seu produto - o AppSec Flow -  em um dos bate papos na Boitatech.

    Antes de trabalhar na Conviso, você considerava uma carreira em AppSec? Ou aconteceu “por acaso”?

    Sim. O meu interesse pela a área de AppSec surgiu no início da pandemia e isso se deve a dois fatores. O primeiro é o meu professor Jocenio, que ministrava a matéria de Sistema de Comunicação, ao qual tive o prazer de ter alguns bate-papos sobre as possibilidades de trabalho nessa área. Naquele momento eu percebi que existia um mundo de possibilidades. O segundo fator foi a comunidade Boitatech, eles foram responsáveis pelo meu engajamento inicial na área, meu desenvolvimento em relação às skills técnicas e metodologias de estudo, durante esse tempo sempre estive presente nela, conheci pessoas incríveis que sempre me ajudaram.

    O que mais te surpreendeu a respeito da rotina de um profissional de AppSec?

    As possibilidades de trabalho. Antes de entrar na área eu tinha uma visão muito pequena de como funciona toda a operação de AppSec, achava que tinha poucas possibilidades, mas não - existem várias!

    antony_foto.jpeg.f6227e4defb04869b136b27c8062c727.jpeg

    "A parte mais gratificante acho que é o autodesenvolvimento, a sensação de sempre estar evoluindo, aprendendo algo novo, principalmente na Conviso, onde um dos valores é crescer 1% por dia"

     

    Como é a sua rotina de trabalho?

    A minha rotina de trabalho na Conviso inicia na segunda-feira, com uma reunião semanal, onde são separadas as análises que serão executadas durante a semana e quem será o responsável por cada uma. Normalmente eu fico acompanhando um analista em um projeto. No final da semana, na sexta-feira, acontece a reunião de Review, onde cada membro do time mostra o que ele realizou durante aquela semana, se enfrentaram alguma dificuldade na realização do projeto ou algo do tipo.

    Depois de 15 dias temos uma reunião de retrospectiva, onde apontamos pontos positivos, pontos que devem ser melhorados e ações para que o time possa melhorar - é uma dinâmica muito legal e produtiva. A cada 30 dias temos ainda a reunião One-a-One que acontece entre você e o seu líder, onde você levará pontos que possam ser melhorados no seu dia a dia, planos para o seu PDI - Plano de Desenvolvimento Pessoal, ou qualquer assunto que caiba a você e ao seu líder. Depois de algum tempo no estágio, acompanhando os analistas, você irá escolher um tema para fazer um blog post, onde a Conviso irá divulgar em seu blog.

    Para você, qual a parte mais gratificante de trabalhar nesta área? E qual a mais desafiadora?

    A parte mais gratificante acho que é o autodesenvolvimento, a sensação de sempre estar evoluindo, aprendendo algo novo, principalmente na Conviso, onde um dos valores é crescer 1% por dia. A parte mais desafiadora é quando encontramos a fronteira do nosso conhecimento. Na minha área, isso ocorre quando estamos analisando uma aplicação e encontramos novas tecnologias do mercado ou tecnologias implementadas de forma mais robusta, o que acaba nos levando a ter que estudar esse assunto mais a fundo, levando em conta as especificidades do sistema do cliente. Posso garantir que é bem desafiante, mas, por outro lado, é muito gratificante quando avançamos nessa fronteira do conhecimento.

    Você pretende seguir carreira em AppSec depois de formado? Se sim, qual direcionamento pretende tomar dentro da área?

    Sim, pretendo seguir na carreira de AppSec com foco na parte ofensiva.

    Que dicas você daria para alguém que tem interesse em ingressar na área de AppSec?

    Frequentar comunidades voltadas para essa área, participar de eventos e buscar se manter sempre atualizado sobre as novas tecnologias e tendências é um ótimo início, como também participar de CTFs, visto que temos ótimas plataformas como o TryHackMe, HackTheBox, PicoCTF. Porém, ressalto que estudar, buscar cursos e certificações voltadas para essa área é muito recomendável, pois são os momentos que você consegue dar alguns saltos de conhecimento. Além disso, junto aos cursos, buscar sempre praticar, testar a teoria e experimentar novas abordagens são também iniciativas que sempre garantem muito aprendizado e um amadurecimento/evolução na área de AppSec.

    Segurança de Aplicações - possibilidades de carreira vão muito além do Pentest

    Se assim como o Antony você tem interesse em uma carreira em Segurança de Aplicações, a Conviso tem vagas para variados perfis - desde estagiários a profissionais sênior - e em diversas áreas da empresa. 

    No caso do Antony, ele gostou tanto da experiência no time de Pentest as a Service (PTaaS), que pretende seguir na carreira de AppSec com foco na parte ofensiva. Mas vale lembrar que existem muitas outras áreas em que um profissional pode atuar quando falamos sobre AppSec.

    Na Conviso, por exemplo, um Analista de Segurança da Informação tem uma série de possibilidades. Este profissional pode trabalhar tanto na área de Consulting -  atuando em projetos que têm como objetivo entregar processos, programas e atividades que tenham como foco em AppSec; como pode também atuar no time de Managed Security Services - MSS, como o responsável por diversas etapas do ciclo de desenvolvimento seguro, análise de requisitos, modelagem de ameaças, revisão de código e recomendações de melhores práticas de segurança; e pode ainda também atuar na área de PTaaS, testando aplicações nos mais variados contextos possíveis, subvertendo software e construindo soluções criativas.

    E vale lembrar que até aqui abordamos apenas algumas das atividades relacionadas aos analistas que atuam nos times de Professional Services. Profissionais como um Desenvolvedor, que se dedica ao desenvolvimento de software, ou mesmo um Account Executive, que atua no time de Sales e tem contato direto com os clientes, também são imprescindíveis para que uma empresa de AppSec funcione e prospere!

    Se você tem interesse em saber mais sobre a rotina de outros profissionais que fazem uma empresa de Segurança de Aplicações acontecer - como Desenvolvedores Ruby on Rails, bem como time de Sales, Marketing e People Hacking, sinalize nos comentários, e certamente traremos este conteúdo em um próximo texto. Até lá, não deixe de conhecer as vagas abertas na Conviso. ?

    vagas.png.0447348240dcab1f6f30eb71492e1249.png

    • Curtir 3

    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...