Jump to content
  • Apagão no CNPq alerta para necessidade de empresas investirem em segurança


    Bruna Chieco
     Share

    Um incidente relacionado aos sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deixou indisponível o acesso ao currículo Lattes e diversos sistemas de informática da instituição. O problema já ocorre há mais de três dias, levando à repercussão, nas redes sociais, de cientistas e professores que estão se manifestando sobre o quanto o "apagão" pode prejudicar seus trabalhos.

    A Plataforma Lattes CNPq integra as bases de dados de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia em um único sistema de informações. Sua importância e relevância atual se estende não somente às atividades operacionais de fomento do CNPq, como também às ações de outras agências federais e estaduais na área da Ciência e da Tecnologia. O CNPq nomeou o sistema em homenagem a César Lattes, físico brasileiro e um dos principais responsáveis pela criação da instituição. 

    Em comunicado, o CNPq afirma que "o problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados". A instituição destaca que existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas, reforçando que não houve perda de dados da Plataforma Lattes.

    O incidente repercutiu negativamente entre pessoas que atuam nas áreas de Ciência e Tecnologia, já que o site reúne toda a trajetória acadêmica dos pesquisadores brasileiros, enquanto professores e estudantes cadastram as informações sobre sua produção acadêmica, as pesquisas em andamento ou finalizadas, os artigos publicados, as bolsas conquistadas, entre outros.

    Apesar do CNPq afirmar que há backup, a demora para o restabelecimento do sistema incomodou os especialistas da área. A Cientista da Computação recentemente entrevistada pelo Mente Binária, Nina da Hora, manifestou em suas redes sociais a insatisfação com as explicações dadas no comunicado do CNPq sobre o ocorrido:

     

    O professor e político Comte Bittencourt está entre os que se manifestaram sobre a problemática relacionada à indisponibilidade do sistema:

    Nós do Mente Binária notamos que parece haver uma negligência em relação aos processos de backup de dados, já que muitas empresas e instituições sofrem com esse tipo de apagão ou falta de acesso, especialmente por conta de ataques e ameaças de segurança, como ransomware, o que tem sido crescente. Isso denota a baixa maturidade das empresas em relação à segurança, disponibilidade e integridade dos dados, que é o caso do incidente ocorrido no CNPq, mesmo que este não esteja relacionado a um ataque.

     Share


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...