Jump to content
  • Apple, Google, Microsoft e Mozilla se unem para desenvolver plataforma comum de extensão de navegadores


    As empresas Apple, Google, Microsoft e Mozilla, donas dos navegadores Safari, Chrome, Microsoft Edge e Firefox, respectivamente, anunciaram o lançamento do WebExtensions Community Group (WECG), que tem como objetivo desenvolver uma plataforma de extensão de navegador comum.

    A ideia é explorar como os fornecedores de navegadores e outras partes interessadas podem trabalhar juntos para desenvolver essa plataforma, já que há vários navegadores adotando um modelo amplamente compatível para extensões nos últimos anos. Outros fabricantes de navegadores, desenvolvedores de extensões e partes interessadas são bem-vindos a se juntarem ao projeto, diz publicação do grupo.

    "Este grupo de comunidade busca alinhar-se em uma visão comum para extensões de navegador e trabalhar para padronização futura", destaca o post. Especificamente, o planejamento envolve facilitar a criação de extensões para desenvolvedores, especificando um modelo consistente e um núcleo comum de funcionalidade, APIs e permissões; e descrever uma arquitetura que aprimore o desempenho e seja ainda mais segura e resistente a abusos.

    O grupo destaca que o trabalho será guiado por um conjunto comum de princípios centrado no usuário, compatibilidade, desempenho, segurança, privacidade, portabilidade, manutenção e comportamento bem definido. "Usando o modelo de extensões existente e APIs suportados pelo Chrome, Microsoft Edge, Firefox e Safari como base, começaremos trabalhando em uma especificação. Nosso objetivo é identificar um terreno comum, trazer implementações em um alinhamento mais próximo e traçar um curso para evolução futura", destaca a publicação.

    Os aspectos da plataforma de extensões da web ou das implementações existentes não serão especificados, pois a intenção é que navegadores continuem inovando e enviando APIs que podem servir de base para melhorias adicionais na plataforma de extensões da web, diz o grupo. Além disso, não há planos de especificar, padronizar ou coordenar a assinatura ou entrega da extensão. "Cada fornecedor de navegador continuará a operar sua loja de extensões de forma totalmente independente, com suas próprias políticas técnicas, de revisão e editoriais".

    O grupo mantém ainda um regulamento e uma página no GitHub para quem quiser acompanhar o trabalho. "Assim que tivermos o primeiro rascunho da especificação do editor, estaremos convidando a comunidade de extensões a contribuir com ele".


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...