Jump to content
  • Atacantes exploram falha grave no macOS


    Atacantes estavam explorando um bug grave no sistema operacional da Apple, o macOS, conseguindo contornar a maioria dos mecanismos de segurança do sistema. Segundo a Vice, o bug era, até então, desconhecido e foi utilizado para invadir um número não identificado de computadores Mac. O problema foi relatado à Apple em 25 de março, e a empresa já lançou um patch na versão mais recente do MacOS Big Sur, corrigindo a falha.

    Pesquisadores de segurança que encontraram a vulnerabilidade e a analisaram dizem que a falha permitia que os atacantes criassem um malware que poderia assumir o controle do computador da vítima, contornando as proteções de segurança da Apple no macOS, como Gatekeeper, Quarentena de Arquivos e requisitos de autenticação de aplicativos. Em teoria, esses mecanismos bloqueiam o acesso de arquivos baixados da Internet aos arquivos do usuário, a menos que sejam assinados por desenvolvedores conhecidos e tenham sido verificados pela Apple. 

    Um pesquisador independente especializado em macOS afirmou à Vice que esse é o pior ou potencialmente o mais impactante bug para os usuários diários do macOS. Apesar da vítima em potencial ter que clicar duas vezes em um arquivo malicioso para infectar seu computador, o sistema não mostra nenhum alerta, prompt, nem bloqueia a execução do aplicativo, de acordo com os pesquisadores.

    Um porta-voz da Apple disse que a empresa implantou regras para detectar malwares que abusam desse bug em seu aplicativo antivírus XProtect. Essas regras são instaladas automaticamente em segundo plano, o que significa que todos os dispositivos macOS, incluindo os que executam versões anteriores, também terão essa proteção.


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...