Ir para conteúdo
  • Atacantes miram ONU com ransomware Emotet


    Bruna Chieco

    Atacantes se passam por representantes da Noruega na Organização das Nações Unidas (ONU) para enviar um e-mail com suposto contrato, mas que na verdade é um ataque de phishing. O Bleeping Computer informou esta semana que a empresa de segurança Cofense descobriu a campanha de phishing com segmentação altamente específica, enviada para 600 endereços de email exclusivos na ONU. Os atacantes são operadores do ransomware Emotet.

    O e-mail falso informa que os representantes da Noruega encontraram um problema com um contrato assinado e que o destinatário deve analisá-lo para descobrir o problema. Anexado a esses e-mails está um documento do Microsoft Word que imita um contrato assinado que supostamente enviado pela Missão Permanente da Noruega. Ao abrir o documento, há um aviso de que ele está disponível apenas para versões de desktop ou laptop do Microsoft Office Word. Em seguida, é solicitado ao usuário que clique em 'Ativar edição' ou 'Ativar conteúdo' para visualizar o documento. Se o usuário abrir o documento e ativar seu conteúdo, serão executadas macros maliciosas do Word que baixam e instalam o Emotet no computador.

    O efeito é devastador: o Emotet pode instalar outros payloads, como o trojan TrickBot, que tentará coletar dados do computador, cookies, credenciais de login, arquivos do computador e possivelmente se espalhar para outros computadores na rede. Após a coleta de informações, o TrickBot é conhecido por abrir um shell reverso aos operadores do ransomware Ryuk, e assim criptografar todos os dispositivos da rede. 

    Felizmente, não houve vítimas deste ataque, mas é um alerta para grandes organizações se protegerem – e para que usuários sempre verifiquem o remetente antes de abrir um e-mail.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...