Jump to content
  • Atacantes utilizam Google Docs para phishing


    Bruna Chieco
     Share

    Analistas da Avanan descobriram recentemente um vetor de exploração no Google Docs que está sendo utilizado por invasores para disseminar sites de phishing às vítimas. Segundo os pesquisadores, esse não é um tipo de ataque comum, mas é bastante simples de executar, principalmente porque o Google faz a maior parte do trabalho para os invasores.

    O ataque começa com um e-mail que inclui uma mensagem que pode ser relevante para usuários comerciais que costumam usar o Google Docs em seu ambiente corporativo. Se um usuário clicar no link, a página parecerá familiar para qualquer pessoa que use o Google Docs para compartilhar documentos fora da organização.

    Esta, no entanto, não é aquela página, e sim uma página HTML personalizada feita para se parecer com a familiar página de compartilhamento do Google Docs. Uma vez redirecionadas, as vítimas em potencial são solicitadas a “clicar aqui” para baixar o documento. Se um usuário clicar, a página redireciona para o site de phishing malicioso real, que rouba as credenciais da vítima usando outra página da web feita para se parecer com o portal de login do Google, mas que na verdade é hospedada a partir de um URL não afiliado ao Google.

    Ao hospedar ataques dessa forma, os invasores podem contornar os scanners de link e evitar a detecção de proteções de segurança comuns que visam verificar se os links enviados por e-mail são legítimos. 

     Share


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...