Ir para conteúdo
  • Ataques a macOS aumentam e Brasil está entre principais alvos


    Bruna Chieco

    Uma pesquisa da Kaspersky revelou que os ataques ao macOS são mais recorrentes do que se imagina. Segundo as estatísticas da empresa de segurança, os softwares maliciosos que afetam os dispositivos da Apple estão aumentando. No primeiro semestre de 2019, cerca de 6 milhões de ataques de phishing a usuários de macOS foram identificados, sendo que 11,8% deles tinham como alvo usuários corporativos. O Brasil ?? foi o país que mais sofreu ataques (30,87%), seguido pela Índia (22,08%) e pela França (22,02%).

    A Kaspersky revelou em seu relatório, em inglês, que as ameaças de phishing direcionadas aos usuários do macOS começou a crescer a partir de 2015, saindo de um total de 852.293 ataques e ultrapassando a marca de 7,3 milhões em 2018. Apenas no primeiro semestre de 2019 foram cometidos 5.932.195 ataques, o que significa que o número poderá exceder 16 milhões até o final do ano, se a tendência atual continuar. Os truques mais comuns de phishing têm sido serviços bancários e portais de Internet globais. As redes sociais ficaram em terceiro lugar em 2019.

    De 2012 a 2017, o número de usuários de macOS que sofreram ataques de programas maliciosos e potencialmente indesejados também aumentou, com quase 255 mil usuários atacados por ano. A partir de 2018, o número de usuários atacados começou a diminuir e, no primeiro semestre de 2019, chegou a 87 mil. A grande maioria das ameaças detectadas este ano foram da categoria AdWare. Quanto às ameaças de malware, a família Shlayer, que se disfarça de Adobe Flash Player ou uma atualização do programa, tem sido a que mais prevalece.

    A empresa de segurança ressaltou que a crença de que não há ameaças para macOS está se desfazendo conforme esse sistema operacional é amplamente utilizado. Em comparação com os sistemas baseados em Windows, há muito menos ameaças já que há muito mais computadores executando Windows do que macOS. No entanto, a popularidade desta última plataforma está crescendo e o cenário de ameaças para dispositivos Apple está mudando. ?‍?


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...