Ir para conteúdo
  • Autoridades do Reino Unido e EUA alertam sobre grupos de APT


    Bruna Chieco

    Um comunicado conjunto do Centro Nacional de Cibersegurança (NCSC) do Reino Unido e da Agência de Segurança Cibernética e Segurança de Infraestrutura (CISA) do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) alerta sobre a atividade contínua de grupos de APT contra organizações envolvidas no combate nacional e internacional à COVID-19. 

    O comunicado conjunto detalha a exploração da pandemia do novo coronavírus por cibercriminosos e grupos de APT, com uma atualização das atividades de cibercriminosos em andamento relacionadas à pandemia. O alvo dos ataques incluem órgãos de saúde, empresas farmacêuticas, universidades, organizações de pesquisa médica e governos locais.

    Segundo as agências, os atacantes têm o objetivo de coletar informações pessoais em massa provenientes dessas organizações, além de roubar propriedade intelectual e inteligência alinhadas às prioridades nacionais. "A pandemia provavelmente levantou requisitos adicionais para os atores de APT coletarem informações relacionadas à COVID-19. Por exemplo, os atores podem procurar obter informações sobre políticas nacionais e internacionais de assistência médica ou adquirir dados sensíveis sobre pesquisas relacionadas ao coronavírus", diz o comunicado.

    Tanto o NCSC e quanto a CISA estão investigando uma série de incidentes nos quais os cibercriminosos estão mirando essas instituições. O alcance global e as cadeias de suprimentos internacionais dessas organizações aumentam a exposição a agentes maliciosos, e os atacantes veem essas cadeias de suprimentos como um elo fraco que eles podem explorar para obter acesso a alvos mais bem protegidos, segundo as agências. "Muitos elementos também foram afetados pela mudança para o trabalho remoto e novas vulnerabilidades que resultaram", complementam.

    Também estão ativas campanhas de password spraying  em larga escala, conduzidas por grupos de APT que usam esse tipo de ataque para atingir entidades de saúde em vários países, bem como organizações internacionais de saúde. Leia o comunicado completo das agências, em inglês, com mais informações sobre os ataques.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...