Ir para conteúdo
  • Avast divulga intrusões em sua rede


    Bruna Chieco

    A Avast divulgou intrusões de rede que duram meses e o alvo são contas de usuário esquecidas ou desconhecidas que concediam acesso remoto a sistemas internos com pouco mais de uma senha. A empresa divulgou em seu blog que em 23 de setembro identificou um comportamento suspeito em sua rede e iniciou uma investigação em parceria com a agência de inteligência tcheca, Security Information Service (BIS), e uma equipe forense externa.

    As evidências apontaram para atividade no MS ATA/VPN. O usuário, cujas credenciais foram aparentemente comprometidas e associadas ao IP, não tinha privilégios de administrador de domínio, mas conseguiu obter privilégios de administrador de domínio. A conexão foi feita a partir de um IP público hospedado fora do Reino Unido. O atacante também usava outros pontos de extremidade através do mesmo provedor de VPN. A avast identificou que as tentativas de acessos iniciaram em 14 de maio deste ano.

    No blog, a empresa publicou a cronologia das atividades suspeitas. Paralelamente, a Avast executou medidas proativas para proteger os usuários finais. A suspeita era que o CCleaner era o alvo provável. Em 25 de setembro, as versões do CCleaner foram suspensas e as versões anteriores verificadas, e não houve nenhuma alteração maliciosa. A empresa informou que os usuários do CCleaner estão protegidos e não são afetados. Todas as credenciais de usuário interno foram redefinidas. ?

    Editado por Bruna Chieco


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...