Jump to content
  • BazarCall utiliza call centers para distribuir malware


    Um novo malware chamado BazarCall utiliza call centers para distribuir alguns dos malwares mais prejudiciais do Windows. Segundo o BleepingComputer, o novo malware está sendo distribuído por call centers no final de janeiro e é utilizado para instalar o malware BazarLoader.

    A campanha começa com um e-mail de phishing, mas a partir daí se desvia para um novo método de distribuição, usando call centers para distribuir documentos Excel maliciosos que instalam malwares. Em vez de agrupar anexos, os e-mails do BazarCall solicitam aos usuários que liguem para um número de telefone para cancelar uma assinatura antes de serem cobrados automaticamente. Esses call centers direcionam os usuários a um site especialmente criado para baixar um "formulário de cancelamento" que instala o malware BazarCall.

    O BleepingComputer explica que os ataques BazarCall começam com um e-mail de phishing direcionado a usuários corporativos que afirmam que o teste gratuito do destinatário está prestes a acabar. No entanto, esses e-mails não fornecem detalhes sobre a suposta assinatura, solicitando que o usuário entre em contato com um número de telefone listado para cancelar a assinatura antes de ser cobrado. 

    Quando um destinatário liga para o número, ele é atendido por uma pessoa. Quando ele solicita mais informações sobre como cancelar a assinatura, o agente do call center pede à vítima um ID de cliente exclusiva incluído no e-mail. Um pesquisador da Binary Defense disse ao BleepingComputer que esse ID é um componente central do ataque e é usado pelo call center para determinar se o chamador é uma vítima específica.

    Se um ID de cliente correto for fornecido, o agente do call center direciona o usuário a um site falso que finge ser a empresa de serviços. O agente telefônico permanece ao telefone com a vítima a guiando até uma página de cancelamento onde será solicitada a inserção de seu ID de cliente. Quando o usuário insere seu número de ID de cliente, o site automaticamente solicita ao navegador que faça download de um documento Excel. O agente do call center ajuda a vítima a abrir o arquivo e a clicar no botão 'Habilitar Conteúdo' para habilitar macros maliciosos. Quando os macros do Excel são habilitadas, o malware BazarCall é baixado e executado no computador da vítima.


    User Feedback

    Recommended Comments



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...