Ir para conteúdo
  • Campainhas inteligentes apresentam problemas de segurança e privacidade


    Bruna Chieco

    Campainhas inteligentes que estão sendo vendidas na Amazon e no eBay apresentaram questões de segurança e privacidade. Segundo o Threatpost, 11 campainhas inteligentes possuem vulnerabilidades que podem ser exploradas por invasores para desligar fisicamente os dispositivos.

    As campainhas inteligentes se conectam a um smartphone e alertam os usuários quando alguém se aproxima de sua casa. Elas contêm também imagens de vídeo. Esse tipo de produto tem se tornado cada vez mais popular ao longo dos anos, mas alguns deles possuem uma série de problemas, incluindo políticas de senha fracas, falta de criptografia de dados e coleta excessiva de informações do cliente.

    Pesquisadores analisaram as campainhas inteligentes da Victure; Qihoo 360 e da Accfly, e afirmaram que dois dos dispositivos testados tinham uma vulnerabilidade crítica que poderia permitir que os cibercriminosos roubassem a senha da rede. As falhas também permitiriam a invasão não apenas às campainhas e ao roteador, mas também a quaisquer outros dispositivos inteligentes da casa, como termostato, câmera ou potencialmente até mesmo um laptop.

    O nome e a senha do Wi-Fi doméstico dos clientes não criptografados também poderiam ser acessados por cibercriminosos. Um grande número de campainhas testadas também usou senhas fracas, padrão e fáceis de adivinhar, disseram os pesquisadores. Aqui nós falamos um pouco mais sobre o uso de senhas frágeis e os riscos que isso traz.

    Os pesquisadores descobriram outro dispositivo, comprado no eBay e Amazon sem nenhuma marca clara associada a ele, vulnerável a um exploit crítico chamado KRACK. O ataque KRACK, também conhecido como Ataques de Reinstalação de Chaves, pode causar a perda completa de controle sobre os dados. Para a campainha inteligente, essa vulnerabilidade permite que um invasor quebre a segurança WPA-2 no Wi-Fi doméstico de alguém e, por fim, obtenha acesso à rede. 

    Após a descoberta, a Amazon removeu pelo menos sete listas de produtos, disse o ThreatPost. O eBay, por sua vez, disse que continua facilitando discussões para que as questões possam ser resolvidas pelos fabricantes.

    Os consumidores podem ficar seguros se afastando de marcas desconhecidas e, em vez disso, comprar de marcas confiáveis. Além disso, é sempre bom verificar suas senhas sempre que configuram um novo dispositivo, e garantir que todas as atualizações sejam executadas automaticamente, além de habilitar o Segundo Fator de Autenticação (2FA), se disponível no dispositivo.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...