Jump to content
  • Campanha mira pesquisadores de segurança


    O Google Threat Analysis Group (TAG) documentou em janeiro uma campanha cujo alvo são pesquisadores de segurança. Na época, a empresa associou a campanha a uma entidade apoiada pelo governo norte-coreano. O Google TAG disse ainda que, para construir credibilidade e se conectar com os pesquisadores de segurança, os atores estabeleceram um blog de pesquisa e vários perfis no Twitter para interagir com alvos em potencial. 

    O blog contém relatórios e análises de vulnerabilidades que foram divulgadas publicamente, incluindo postagens de “convidados” de pesquisadores de segurança aparentemente legítimos. O Google TAG alega que essa é provavelmente uma tentativa de construir credibilidade adicional com outros pesquisadores de segurança.

    Agora no mês de março, o Google TAG identificou que os mesmos atores por trás desses ataques criaram um novo site com perfis de mídia social associados para uma empresa falsa chamada “SecuriElite”.

    O novo site afirma que a empresa é da área de segurança ofensiva, localizada na Turquia, oferecendo pentests, avaliações de segurança de software e exploits. O site tem um link para sua chave pública PGP na parte inferior da página e em janeiro, pesquisadores relataram que a chave hospedada no blog agiu como uma isca para visitar o site onde uma exploração do navegador estava esperando para ser acionada.

    A falsa equipe do SecuriElite também mantém perfis em mídias sociais, como o LinkedIn. O Google TAG afirma ter identificado duas contas que se fazem passar por recrutadores de empresas de antivírus e segurança. Os perfis foram denunciados, diz o Google.

    "Após nossa postagem no blog de janeiro, os pesquisadores de segurança identificaram com sucesso esses atores usando um 0-day do Internet Explorer. Com base em sua atividade, continuamos a acreditar que esses atores são perigosos. Encorajamos qualquer pessoa que descobrir uma vulnerabilidade do Chrome a relatar essa atividade por meio do processo de envio do programa de recompensas para vulnerabilidades do Chrome", diz o Google TAG.


    User Feedback

    Recommended Comments



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...