Ir para conteúdo
  • Campanha via SPAM afeta instituições da América do Sul


    Bruna Chieco

    Uma campanha que afeta principalmente instituições financeiras e organizações governamentais da América do Sul foi descoberta pela empresa de segurança Trend Micro. O alvo principal tem sido a Colômbia, segundo o blog da companhia, e as atividades aparentemente partem de um grupo envolvido em comprometimento de e-mail comercial ou cibercrime utilizando YOPMail. ✉️

    A invasão do malware inicia quando um e-mail é enviado à vítima por meio de servidores abertos ou comprometidos. O atacante se conecta a esses servidores por meio de endereços IP que estão vinculados a nomes de domínio dinâmicos utilizados por um servidor command and control (C&C) pelos payloads enviados. Assim, o atacante utiliza a mesma infraestrutura para enviar e-mails e controlar as vítimas.

    O remetente do e-mail geralmente é falsificado e os assuntos levam o destinatário a abrir o anexo, que é um arquivo RTF com uma linha de texto e um link. O texto está relacionado ao assunto do e-mail, e o link para o malware utiliza o encurtador de URL cort.as, que pertence ao jornal El País. Clicar no link redireciona a vítima a um arquivo infectado dentro de um serviço de compartilhamento de arquivos.

    A Colômbia é o país mais visado para esse ataque, mas há outros na região adicionados à lista, já que o atacante utiliza a língua espanhola em todos os documentos de spear phishing observados. A Trend Micro também identificou que entre os alvos está o Brasil. ?


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...