Jump to content
  • CGI cria página especial sobe COVID-19


    Bruna Chieco

    O Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes relacionadas ao uso da Internet no Brasil, criou uma página específica dentro do portal Internet Segura para dar dicas sobre como reforçar a segurança no período da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). "Infelizmente, em momentos de incerteza e de busca por informações como os que estamos vivendo com a pandemia do coronavírus, algumas pessoas se aproveitam para aplicar golpes e espalhar notícias falsas. Por isso é importante que você adote na Internet a mesma postura preventiva que vem adotando para se proteger do coronavírus", diz a página. 

    Como já noticiamos algumas vezes por aqui, muitos golpistas utilizam a situação para tentar obter dinheiro ou dados pessoais de vítimas. Por isso, o CGI alerta para o cuidado com mensagens solicitando doações para as vítimas da doença, pois pode se tratar de golpe. "Antes de doar, procure obter mais informações consultando os sites oficiais de campanhas". Também é importante ficar atento a mensagens que tentem induzir o fornecimento de informações pessoais e dados bancários. 

    Além disso, cuidado ao instalar aplicativos que teoricamente contém informações sobre a pandemia, verificando a origem do app e sempre fazendo download em lojas oficiais do sistema operacional do seu aparelho. "Ao instalar aplicativos, evite fornecer dados e permissões quando não forem realmente necessários", diz o CGI. Já sabemos também que senhas não são suficientes para garantir a segurança de suas contas, então ative a verificação em duas etapas e use conexões seguras para acesso a sites web, e VPN para acesso remoto à empresa que você trabalha.

    O CGI indica ainda fazer o backups de arquivos para evitar perdas em caso de ataques de malware; manter os equipamentos atualizados com a última versão e mecanismos de segurança; e uma dica importante: verifique as notícias sobre o novo coronavírus que você recebe para evitar a divulgação de fake news. "Ao receber notícias, seja cuidadoso ao compartilhar, verifique a fonte da informação e, em caso de dúvidas, não compartilhe e ajude a tornar a Internet um ambiente mais saudável, seguro e confiável". 



    User Feedback

    Recommended Comments



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...