Ir para conteúdo
  • Ciberataque causa apagão em Joanesburgo


    Bruna Chieco

    Um ataque de ransomware em um provedor de energia na cidade de Joanesburgo, na África do Sul, causou apagão em alguns pontos da capital. Segundo o site ZDNet,  invasores criptografaram a base de dados, rede interna, aplicativos e site oficial da City Power, empresa de energia elétrica pré-paga por moradores e empresas locais. O nome do ransomware que impactou os sistemas da empresa não foi divulgado.

    A companhia informou sobre o ataque via Twitter. Clientes não conseguiram comprar unidades de energia elétrica, nem mesmo vender de volta à rede sua energia elétrica, produzida a partir de painéis solares por alguns residentes. A City Power disse ainda que o ransomware dificultou a resposta às interrupções devido à falta de acesso aos aplicativos internos. Nos últimos dias, a empresa atualizou, também via Twitter, o status de restabelecimento de energia em alguns pontos da cidade. ?

    Casos de ataques a redes de municípios têm sido cada vez mais comuns. Algumas cidades infectadas nos Estados Unidos, como Riviera Beach City e Lake City, na Flórida, e Jackson County, na Geórgia, pagaram pelo resgate dos arquivos criptografados por ransomwares. Quem opta pelo não pagamento acaba arcando com despesas para reconstruir suas redes de TI. Recentemente, divulgamos um texto questionando se valeria a pena pagar a cibercriminosos para restabelecer o acesso aos dados infectados. Leia mais! ?


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...