Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Ciberataque evolui enquanto empresas enfrentam escassez de profissionais qualificados na área de segurança 


    Bruna Chieco

    Cibercriminosos estão avançando nas suas técnicas de ataque a informações de organizações que, por outro lado, enfrentam dificuldades em encontrar profissionais qualificados para garantir a segurança de seus dados. Segundo informações compiladas pelo site DarkReading, phishing e engenharia social foram os métodos mais utilizados para comprometimento de informações de empresas em 2018, servindo como porta de entrada para atacantes em mais de 60% dos ciberataques realizados em ambientes de nuvem e pontos de venda, além de ter sido utilizada em 46% das violações de redes corporativas e internas. 

    A publicação ainda mostra que as vulnerabilidades dentro das empresas aumentam conforme o volume de dados cresce exponencialmente e de maneira descentralizada, dificultando a garantia de uma proteção mais otimizada. Dados do IDC mostram que o volume de dados mundial deve crescer em dez vezes até 2025, chegando a 163 zettabytes, principalmente por meio da proliferação da inteligência artificial, Internet das Coisas e outras tecnologias machine-to-machine de empresas. Isso significa que haverá uma superfície de ataque maior, com novos vetores e mais pontos de vulnerabilidade para as organizações protegerem.

    Diante desses desafios, as empresas enfrentam ainda uma dificuldade que é comum no ambiente corporativo ao redor do mundo: encontrar profissionais de cibersegurança bem qualificados e reter esses talentos. Um estudo da (ISC)² Cybersecurity Workforce Study com dados de 2018 mostra que há escassez de quase 3 milhões de trabalhadores na área de segurança cibernética globalmente. Nos Estados Unidos, uma empresa leva de três a seis meses para preencher uma posição nessa área.

    Para tentar reduzir esse gap entre demanda das empresas e profissionais qualificados no mercado de segurança, é recomendável treinamentos para quem atua na área de segurança. O Mente Binária oferece treinamentos gratuitos para que todos possam acessar um conteúdo tão importante e atual, e que está sendo extremamente necessário em organizações mundialmente. Veja nossos treinamentos aqui!

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    Isso é conversinha, estou vendo um monte de profissional qualificado, as empresas que não querem abrir o bolso

    Share this comment


    Link to comment
    Share on other sites
    5 horas atrás, masteroverdrive disse:

    Isso é conversinha, estou vendo um monte de profissional qualificado, as empresas que não querem abrir o bolso

    No Brasil é exatamente isso, infelizmente.

    Share this comment


    Link to comment
    Share on other sites


    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...