Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Cibercriminoso é preso na Alemanha por criar botnet Mariposa


    Bruna Chieco

    Um homem esloveno acusado de criar a botnet Mariposa e administrar o fórum de crimes cibernéticos de Darkode foi preso na Alemanha a pedido de promotores dos Estados Unidos. De acordo com o KrebsOnSecurity, Matjaž “Iserdo” Škorjanc, está detido pelas autoridades alemãs desde a semana passada, em resposta a um mandado de prisão internacional emitido pelos EUA por sua extradição. Ele foi condenado em dezembro de 2013 por um tribunal esloveno a quatro anos e dez meses de prisão.

    A botnet Mariposa foi uma poderosa máquina de crime detectada pela primeira vez em 2008, e estima-se que tenha infectado mais de 1 milhão de computadores. Škorjanc foi acusado de operar o malware inicialmente em 2011, juntamente com outros dois homens que supostamente escreveram e venderam o código de botnet da Mariposa. 

    Depois disso, Škorjanc ainda trabalhou como diretor de tecnologia da NiceHash, uma empresa eslovena de criptografia em criptomoeda. Em dezembro de 2017, aproximadamente US$ 52 milhões em bitcoins desapareceram misteriosamente dos cofres da NiceHash, incidente que a polícia eslovena ainda está investigando.

    A prisão de Škorjanc vem junto com outras quedas de crimes cibernéticos na Alemanha que ocorreram na semana passada. Em um dos casos, autoridades alemãs anunciaram a prisão de sete pessoas e estavam investigando outras seis envolvidas em uma operação de hospedagem na Dark Web que supostamente apoiava vários mercados de pornografia infantil, crimes cibernéticos e drogas. Os servidores estavam enterrados em um bunker militar fortificado. 😬

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...