Ir para conteúdo
  • Cientista alemã está desenvolvendo Internet quântica


    Bruna Chieco

    A física e cientista da computação da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, Stephanie Wehner, está construindo, junto a um time, um novo passo para a Internet. Nascida na Alemanha, ela é uma das líderes intelectuais trabalhando para projetar a Internet quântica, uma rede que, em vez de bits clássicos com valores de 0 ou 1, transmitirá bits quânticos, ou qubits, nos quais ambas as possibilidades, 0 e 1, coexistem.

    De acordo com reportagem da Quanta Magazine, esses qubits podem ser feitos de fótons combinados em duas polarizações diferentes. A capacidade de enviar qubits de um lugar para outro através de cabos de fibra óptica revolucionará muitos aspectos da ciência e da cultura, principalmente em termos de segurança da informação.

    Coordenadora da Quantum Internet Alliance, iniciativa da União Europeia para construir uma rede de transmissão de informações quânticas em todo o continente, Stephanie trabalha junto com dois colegas, e eles estabeleceram um plano de seis estágios para a realização da Internet quântica. Cada estágio de desenvolvimento suportará novos algoritmos e aplicativos, e o primeiro já está em andamento com a construção de uma rede quântica de demonstração que conectará quatro cidades na Holanda. 

    Stephanie explica, contudo, que a ideia não é substituir a Internet atual, mas permitir funcionalidades novas e especiais. Ela diz ainda que um dos pilares da Internet quântica é o chamado "entrelaçamento quântico", uma propriedade especial dos qubits. "Eu teria um bit quântico aqui e você teria um bit quântico em Nova York, e usaríamos a Internet quântica para entrelaçar esses dois qubits. E então, se eu fizer uma medição do meu qubit aqui e você fizer a mesma em Nova York, sempre obteremos o mesmo resultado, mesmo que ele não tenha sido determinado com antecedência", explica em entrevista à Quanta Magazine. Esse entrelaçamento dá margem para alta confiabilidade, segurança e privacidade de conexão. "Se meu qubit aqui está entrelaçado com o seu qubit em Nova York, sabemos que nada mais pode ser parte desse entrelaçamento".

    Em entrevista em vídeo concedida à Quanta Magazine, Stephanie conta de maneira rápida e clara o que é a Internet quântica e quais as suas vantagens — entre elas a possibilidade de ter aplicações mais seguras, inclusive na nuvem. Veja a entrevista, em inglês:

     


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...