Jump to content
  • Coalizão divulga recomendações para a interrupção de ransomwares


    A Força-Tarefa de Ransomware (Ransomware Task Force – RTF), ampla coalizão de especialistas da indústria, governo, agentes da lei, organizações sem fins lucrativos, empresas de seguro de segurança cibernética e organizações internacionais, compartilhou uma estrutura de ações para interromper o modelo de negócios do ransomware

    O grupo foi formado no final do ano passado com a proposta de fazer um sprint de dois a três meses para avaliar as soluções existentes em vários níveis da cadeia de eliminação do ransomware, identificando lacunas na aplicação da solução e criando um roteiro de objetivos concretos e marcos acionáveis para tomadores de decisão de alto nível. 

    Em relatório divulgado nesta quinta-feira, 29 de abril, o grupo elencou recomendações informadas por uma ampla bancada de especialistas, imediatamente acionáveis, formando uma estrutura para reduzir o empreendimento criminoso chamado ransomware. "Ransomware não é mais apenas um crime financeiro; é um risco urgente à segurança nacional que ameaça escolas, hospitais, empresas e governos em todo o mundo", diz a RTF.

    Entre as recomendações prioritárias para combater ataques de ransomware estão:

    1. Esforços internacionais diplomáticos e policiais coordenados devem priorizar proativamente o ransomware por meio de uma estratégia abrangente e com recursos, incluindo o uso de uma abordagem de incentivo e punição para impedir que os estados-nação forneçam refúgios seguros aos criminosos do ransomware.
    2. Os Estados Unidos deveriam liderar pelo exemplo e executar uma campanha anti-ransomware sustentada, agressiva, de todo o governo, impulsionada pela inteligência, coordenada pela Casa Branca. Nos EUA, isso deve incluir o estabelecimento de 1) um Grupo de Trabalho Interagências liderado pelo Conselho de Segurança Nacional em coordenação com o nascente Diretor Nacional de Cibernética; 2) uma Força-Tarefa Conjunta de Ransomware interna do Governo dos Estados Unidos; e 3) um Centro de Foco em Ameaças de Ransomware informal, colaborativo e privado, liderado pelo setor privado.
    3. Os governos devem estabelecer fundos de resposta e recuperação cibernética para apoiar a resposta a ransomware e outras atividades de segurança cibernética; exigir que as organizações relatem pagamentos de resgate; e exigir que as organizações considerem alternativas antes de fazer pagamentos.
    4. Um esforço coordenado internacionalmente deve desenvolver uma estrutura clara, acessível e amplamente adotada para ajudar as organizações a se prepararem e responderem a ataques de ransomware. Em alguns setores com poucos recursos e mais críticos, incentivos (como redução de multas e financiamento) ou regulamentação podem ser necessários para impulsionar a adoção.
    5. O setor de criptomoedas que permite o crime de ransomware deve ser regulamentado de forma mais rigorosa. Os governos devem exigir que as trocas de criptomoedas, quiosques de criptografia e "balcões" de negociação (OTC) cumpram as leis existentes.

    A RTF diz ainda que essa estrutura estratégica visa ajudar os formuladores de políticas e líderes da indústria a tomarem medidas em nível de sistema, por meio de legislação potencial, financiamento de novos programas ou lançamento de novas colaborações em nível de indústria. "Isso ajudará a comunidade internacional a construir resistência, interromper o modelo de negócios de ransomware e desenvolver resiliência para essa ameaça", diz o relatório.

    A estrutura foi organizada em torno de quatro objetivos: impedir ataques de ransomware por meio de uma estratégia abrangente coordenada nacional e internacionalmente; interromper o modelo de negócios do ransomware, reduzindo os lucros criminosos; ajudar as organizações a se prepararem para ataques de ransomware; e responder a ataques de ransomware de forma mais eficaz."Será necessário nada menos do que nosso esforço coletivo total para mitigar o flagelo do ransomware", diz a RTF no relatório.


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...