Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Code review de gente grande: Conheça o CodeQL


    Fernando Mercês

    O pesquisador Fermín J. Serna, keynote speaker na H2HC este ano, iniciou sua palestra intitulada OSS Security: Here be dragons falando sobre a lendária edição da H2HC em Cancún realizada há 10 anos. "Eram umas 25 pessoas, sendo que 10 eram palestrantes", brincou. 😁

    Fermín foi o principal desenvolvedor do já descontinuado EMET e sua paixão por segurança defensiva é notória. Hoje, CSO na Semmle, empresa agora parte do Github, ele afirmou que o software livre venceu e hoje 90% dos softwares utilizam outros, de código aberto. Fermín lembra que software livre é gratuito do ponto de vista monetário, mas não vem com segurança grátis. "Software livre de segurança vem com desafios. Você consome, mas precisa investir".

    Vários exemplos de vulnerabilidades foram mostrados durante a palestra, inclusive uma tentativa de se colocar uma backdoor no kernel Linux que aconteceu em 2003. Tudo isso antes de apresentar o projeto CodeQL, que consiste num esforço de criar uma linguagem de query para encontrar bugs (principalmente de segurança, mas expansível a quaisquer outros tipos) em códigos-fonte. O projeto já encontrou vulnerabilidades em softwares de código aberto, incluindo o U-Boot e o próprio kernel Linux.

    "Dá trabalho confirmar as vulnerabilidades, mas só de atribuições indevidas, já encontramos umas 1300 no kernel Linux", contou. Apesar de tantos bugs, Fermín fez questão de dizer que isso não é culpa dos programadores: "software de código aberto é ótimo e está aqui pra ficar. Não devemos culpar os desenvolverdes. Devemos nos culpar, porque não os ajudamos", reiterou.

    Parabéns, Fermín! 👏

    Edited by Fernando Mercês

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...