Ir para conteúdo
  • Como se proteger de um ataque de ransomware 


    Bruna Chieco

    Diante da onda de ataques de ransomware que diversos municípios nos Estados Unidos estão passando, a Microsoft publicou um artigo sobre como se proteger desses ataques e evitar pagar o resgate aos criminosos. A empresa enfatizou que nunca incentiva uma vítima a pagar qualquer forma de resgate, que geralmente é caro, perigoso e apenas reabastece a capacidade dos atacantes de continuar suas operações, sem garantias, inclusive, que os arquivos serão devolvidos na sua integridade. 

    Para a Microsoft, toda organização precisa se planejar anteriormente desse tipo de ataque e assim reagir rapidamente e efetivamente a esses incidentes quando eles acontecem. Usar uma solução eficaz de filtragem de e-mail é a primeira dica da empresa. E-mails de spam e phishing ainda são os métodos mais comuns para infecções por ransomware. Para interromper efetivamente o ransomware em seu ponto de entrada, toda organização precisa adotar um serviço de segurança de e-mail que garanta que o conteúdo seja verificado quanto a spam, malware e outras ameaças avançadas. 

    Aplicar atualizações e patches (correções) de segurança assim que os fornecedores de software as liberam é um segundo passo. No caso do ransomware WannaCry, que proporcionou um dos maiores ataques globais de segurança em 2017, a vulnerabilidade explorada era no protocolo Windows networking Server Message Block, para o qual a Microsoft havia lançado um patch quase dois meses antes do primeiro ataque divulgado. Utilizar um antivírus atualizado e uma solução de detecção e resposta endpoint também pode ajudar, embora possuir antivírus por si só não garanta proteção adequada. Mas as soluções antivírus devem ser mantidas atualizadas.

    Separar credenciais administrativas e privilegiadas das credenciais padrão é outra dica. A separação dessas contas reforça o controle de acesso adequado e também garante que o comprometimento de uma única conta não leve ao comprometimento de toda a infraestrutura de TI. Autenticação Multifator, Gerenciamento de Identidade Privilegiada  e Gerenciamento de Acesso Privilegiado são maneiras de combater o ataque a uma conta privilegiada. Implementar um programa eficaz de lista de permissões de aplicativos, restringindo, assim, os aplicativos que podem ser executados em uma infraestrutura de TI, é outra maneira de se proteger. 

    Por fim, é importante fazer backup regular de sistemas e arquivos críticos. O ransomware é conhecido por criptografar ou destruir qualquer arquivo encontrado, e geralmente pode torná-los irrecuperáveis. Um bom backup armazenado em um local secundário, não afetado pelo ataque de ransomware, ajuda a minimizar esse impacto. ?


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...