Ir para conteúdo
  • Computadores quânticos podem quebrar criptografia RSA-2048 em oito horas


    Bruna Chieco

    Em 2044, os dados encriptados agora com a criptografia RSA-2048 poderão ser quebrados em 8 horas. O que parecia quase impossível pode ser tornar mais viável após a descoberta do desenvolvedor de software da Google em Santa Barbara, Craig Gidney, e do pesquisador Martin Ekerå do KTH Royal Institute of Technology em Estocolmo, que perceberam que daqui alguns anos computadores quânticos podem quebrar a criptografia RSA de 2048 bits, uma das mais usadas, em poucas horas. A informação foi divulgada pela MIT Technology Review.

    Um computador comum clássico demoraria muito mais do que 25 anos para quebrar esse tipo de criptografia, o que torna o processo quase impossível e causa a desistência rápida de quem quiser obter as informações criptografadas. Porém, em 1994, o matemático americano Peter Shor descobriu um algoritmo quântico que superou seu equivalente clássico, mostrando que um computador quântico suficientemente poderoso pode executar essa tarefa com mais facilidade. Desde então, os computadores quânticos vêm aumentando seu poder e a descoberta recente de Gidney e Ekerå mostra que, por meio de um processo matemático chamado exponenciação modular, os dados criptografados pode ser quebrados de maneira mais otimizada, reduzindo significativamente os recursos necessários para executar o algoritmo.

    Isso pode não fornecer um risco tão grande para transações históricas, como as de cartão de crédito, pois uma máquina dessa magnitude só será possível daqui a 25 anos, mas para informações sigilosas de governos, organizações militares e de segurança, bancos e qualquer outra pessoa que precise proteger dados, a informação pode ser preocupante. Uma possível solução para se proteger da evolução das máquinas quânticas seria usar uma criptografia pós-quântica.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    O problema é que a cada qubit adicionado a taxa de erro cresce muito rápido. O próprio artigo diz que estima-se que para fatorar RSA-2048 precisaríamos de cerca de 20 milhões de qubits e que hoje o estado da arte apresenta 70 qubits, ou seja, há  um grande caminho a se percorrer.

    É importante ter em mente que o algoritmo de Shor também afeta a criptografia de curvas elípticas, mas em contrapartida o NIST já está padronizando os algoritmos pós-quânticos em duas frentes: uma de assinatura baseada em hash ( https://csrc.nist.gov/Projects/Stateful-Hash-Based-Signatures) e outra mais geral (https://csrc.nist.gov/Projects/Post-Quantum-Cryptography).

    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...