Jump to content
  • Computadores quânticos podem quebrar criptografia RSA-2048 em oito horas


    Bruna Chieco

    Em 2044, os dados encriptados agora com a criptografia RSA-2048 poderão ser quebrados em 8 horas. O que parecia quase impossível pode ser tornar mais viável após a descoberta do desenvolvedor de software da Google em Santa Barbara, Craig Gidney, e do pesquisador Martin Ekerå do KTH Royal Institute of Technology em Estocolmo, que perceberam que daqui alguns anos computadores quânticos podem quebrar a criptografia RSA de 2048 bits, uma das mais usadas, em poucas horas. A informação foi divulgada pela MIT Technology Review.

    Um computador comum clássico demoraria muito mais do que 25 anos para quebrar esse tipo de criptografia, o que torna o processo quase impossível e causa a desistência rápida de quem quiser obter as informações criptografadas. Porém, em 1994, o matemático americano Peter Shor descobriu um algoritmo quântico que superou seu equivalente clássico, mostrando que um computador quântico suficientemente poderoso pode executar essa tarefa com mais facilidade. Desde então, os computadores quânticos vêm aumentando seu poder e a descoberta recente de Gidney e Ekerå mostra que, por meio de um processo matemático chamado exponenciação modular, os dados criptografados pode ser quebrados de maneira mais otimizada, reduzindo significativamente os recursos necessários para executar o algoritmo.

    Isso pode não fornecer um risco tão grande para transações históricas, como as de cartão de crédito, pois uma máquina dessa magnitude só será possível daqui a 25 anos, mas para informações sigilosas de governos, organizações militares e de segurança, bancos e qualquer outra pessoa que precise proteger dados, a informação pode ser preocupante. Uma possível solução para se proteger da evolução das máquinas quânticas seria usar uma criptografia pós-quântica.



    User Feedback

    Recommended Comments

    Em 11/06/2019 em 07:23, fredericopissarra disse:

    Acho pouco provável a existência de computadores quânticos nos próximos 25 anos...

    Você já foi para China? então quando for verá que já está perto da realidade 

    Share this comment


    Link to comment
    Share on other sites

    O problema é que a cada qubit adicionado a taxa de erro cresce muito rápido. O próprio artigo diz que estima-se que para fatorar RSA-2048 precisaríamos de cerca de 20 milhões de qubits e que hoje o estado da arte apresenta 70 qubits, ou seja, há  um grande caminho a se percorrer.

    É importante ter em mente que o algoritmo de Shor também afeta a criptografia de curvas elípticas, mas em contrapartida o NIST já está padronizando os algoritmos pós-quânticos em duas frentes: uma de assinatura baseada em hash ( https://csrc.nist.gov/Projects/Stateful-Hash-Based-Signatures) e outra mais geral (https://csrc.nist.gov/Projects/Post-Quantum-Cryptography).

    Share this comment


    Link to comment
    Share on other sites


    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...