
Um malware de roubo de contas tem como alvo os usuários dos principais provedores de serviços, incluindo Google, Facebook, Amazon e Apple. Segundo o BleepingComputer, o malware, apelidado de CopperStealer por pesquisadores da Proofpoint, é um ladrão de senhas e cookies desenvolvido ativamente com um recurso de download que permite que seus operadores forneçam cargas maliciosas adicionais aos dispositivos infectados. O CopperStealer funciona coletando senhas salvas nos navegadores Google Chrome, Edge, Firefox, Yandex e Opera.
Contas comprometidas foram utilizadas para executar anúncios maliciosos e entregar malware adicional em campanhas subsequentes de malvertising – uso de publicidade online para espalhar malware. "Enquanto analisamos uma amostra [do malware] que tem como alvo empresas e anunciantes do Facebook e Instagram, também identificamos versões adicionais que têm como alvo outros provedores de serviços importantes, incluindo Apple, Amazon, Bing, Google, PayPal, Tumblr e Twitter", disse a Proofpoint em relatório.
Além de roubar as senhas, o malware recupera o token de acesso do usuário do Facebook das vítimas usando cookies roubados para coletar contexto adicional, incluindo a lista de amigos, informações de contas de anúncios e uma lista de páginas do Facebook. O CopperStealer está sendo distribuído através de sites falsos de software crack e plataformas de distribuição de malware.
Para evitar os possíveis ataques, o BleepingComputer aconselha usuários a ativarem a autenticação de dois fatores sempre que possível como uma camada adicional de proteção contra tais tentativas.
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.