Ir para conteúdo
  • Criador do Linux avalia negativamente conjunto de instruções Advanced Vector Extensions 512 da Intel 


    Bruna Chieco

    Linus Torvalds, criador do Linux, apresentou uma avaliação negativa sobre o conjunto de instruções do Advanced Vector Extensions 512 (AVX-512) da Intel. Segundo ele, as extensões são um "vírus de energia" criado apenas para fazer com que o hardware da CPU da empresa tenha um bom desempenho nos benchmarks. Torvalds enfatiza que, na sua opinião, a Intel poderia "consertar problemas reais em vez de tentar criar instruções mágicas para criar benchmarks nos quais eles possam ficar bem". Partes do texto foram publicadas pelo PC Gamer, mas ele pode ser lido na íntegra aqui.

    Segundo o PC Gamer, a Intel lançou o AVX-512 em 2013 como parte de suas linhas de processadores Xeon Phi x200 e Skylake-X. Ele também entrou nas arquiteturas de CPU mais atuais, incluindo Ice Lake. O conjunto de instruções foi projetado para melhorar o desempenho em vários tipos mais "pesados" de cálculos, como simulações científicas, análises financeiras, inteligência artificial, compactação de dados e outras tarefas que podem se beneficiar de operações de ponto flutuante mais robustas.

    No entanto, Torvalds não acredita que o AVX-512 cumpre o que propõe. "Só acho que o AVX-512 é exatamente a coisa errada a se fazer. É uma irritação minha. É um excelente exemplo de algo que a Intel fez de errado, em parte apenas por ter aumentado a fragmentação do mercado", disse Torvalds.

    Apesar das críticas de Torvalds, a Intel segue criando novos conjuntos de instruções como o manual para futuras funcionalidades de seus processadores. Leia mais.
     


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...