Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Criador do malware Love Bug admite crime 20 anos depois


    Bruna Chieco

    O filipino Onel de Guzman admitiu, 20 anos depois, ter criado o malware Love Bug, que infectou cerca de 50 milhões de computadores Windows ao redor do mundo em 2000. A pandemia do bug do amor começou em maio daquele ano. Conforme relembra a BBC, as vítimas receberam um anexo de e-mail intitulado LOVE-LETTER-FOR-YOU, que continha código malicioso que sobrescrevia arquivos, roubava senhas e enviava cópias automaticamente para todos os contatos do catálogo de endereços do Microsoft Outlook da vítima.

    O malware sobrecarregou os sistemas de e-mail de organizações, e alguns gestores de TI desconectaram partes de sua infraestrutura para evitar infecções, levando a grandes estimativas de danos e interrupções. Na época, investigadores já localizaram o vírus em um endereço de e-mail registrado em um apartamento em Manila, capital das Filipinas, levando as suspeitas a Onel de Guzman, um estudante de ciência da computação e membro de um grupo de hackers clandestinos chamado Grammersoft. Ele se tornou o principal suspeito de uma investigação policial, mas na época, as Filipinas não tinham lei sobre hacking de computadores, e de Guzman não foi processado.

    Segundo a BBC, depois de 20 anos, Onel de Guzman admitiu ter criado o Love Bug que, segundo ele, é uma versão renovada de um malware anterior que ele havia codificado para roubar senhas de acesso à Internet. Ele alega que inicialmente enviou o vírus apenas para as vítimas das Filipinas com quem se comunicou em salas de bate-papo, porque só queria roubar senhas de acesso à Internet que funcionavam em sua região. No entanto, na primavera de 2000 ele aprimorou o código, adicionando um recurso de propagação automática que envia cópias do vírus aos contatos do Outlook das vítimas, o que fez o malware se alastrar.

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...