Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Dados de influenciadores do Instagram vazam na Internet


    Bruna Chieco

    Uma base de dados com informações de contatos de milhões de influenciadores no Instagram, celebridades e marcas foi encontrada na Internet. Segundo o site TechCrunch, a base de dados, que é hospedada pela Amazon Web Services, foi exposta sem senha, permitindo a qualquer pessoa o acesso às informações. Foram cerca de 49 milhões de registros vazados que, segundo o TechCrunch, aumentavam a cada hora. 😬

    Cada registro continha dados públicos extraídos de contas de influenciadores do Instagram, incluindo a biografia, foto do perfil, número de seguidores, se eles são verificados e a localização por cidade e país. Além disso, também foram divulgadas informações privadas, como o endereço de e-mail e o número de telefone do proprietário da conta do Instagram. O TechCrunch disse ainda que rastreou a origem da base de dados. É de uma empresa localizada em Mumbai chamada Chtrbox, que paga influenciadores para publicar conteúdo patrocinado em suas contas. Cada conta continha informações sobre o valor daquele perfil com base em número de seguidores, engajamento, alcance, likes e compartilhamentos. A métrica é utilizada para determinar quando a companhia poderia pagar uma celebridade ou influenciador para publicar um anúncio.

    A Chtrbox já desativou o acesso ao banco de dados. Procurada pelo TechCrunch, a empresa não respondeu ao pedido de comentários e a várias perguntas, incluindo como obteve endereços de e-mail e números de telefone privados de contas do Instagram. O caso ocorre dois anos depois o Instagram admitir que um bug de segurança na API de desenvolvimento permitiu que atacantes obtivessem endereços de e-mail e números de telefone de seis milhões de contas do Instagram. Os invasores venderam os dados em troca de bitcoins.

    O Facebook, dono do Instagram, enviou comunicado ao TechCrunch informando que está analisando a questão para entender se os dados descritos, incluindo e-mail e números de telefone, são do Instagram ou de outras fontes. "Também estamos questionando a Chtrbox para entender de onde esses dados vieram e como se tornaram disponíveis publicamente", acrescentou.

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...