Ir para conteúdo
  • Dados governamentais e empresariais são roubados via SonarQube


    Bruna Chieco

    O FBI emitiu um alerta informando que cibercriminosos estão roubando dados de agências governamentais dos Estados Unidos e  de organizações empresariais por meio de instâncias expostas à Internet e inseguras do SonarQube, plataforma de código aberto para auditoria automatizada de qualidade de código e análise de bugs e vulnerabilidades de segurança.

    Segundo o BleepingComputer, os servidores vulneráveis SonarQube têm sido ativamente explorados por invasores desde abril de 2020 para obter acesso a repositórios de código-fonte de dados pertencentes a entidades governamentais e corporativas, posteriormente exfiltrando-os e divulgando-os publicamente. Dezenas de empresas já tiveram seu código-fonte vazado. 

    A notícia informa ainda que o FBI afirma ter identificado vários desses incidentes em que os atacantes abusaram das vulnerabilidades de configuração do SonarQube desde o início dos ataques. Os atores da ameaça começam seus ataques verificando primeiro as instâncias do SonarQube expostas na Internet usando o número da porta padrão (ou seja, 9000), segundo o FBI. Após descobrir um servidor exposto, eles tentam obter acesso a instâncias vulneráveis usando credenciais padrão de administrador.

    Além de agências governamentais, as empresas privadas americanas afetadas atuam nos setores de tecnologia, finanças, varejo, alimentos, comércio eletrônico e manufatura. O FBI fornece as seguintes medidas de mitigação para bloquear ataques:

    • Altere as configurações padrão do SonarQube, incluindo a alteração do nome de usuário, senha e porta padrão do administrador (9000);
    • Coloque as instâncias do SonarQube atrás de uma tela de login e verifique se usuários não autorizados acessaram a instância;
    • Revogue o acesso a qualquer tecla de interface de programação de aplicativo ou outras credenciais que foram expostas em uma instância SonarQube, se possível;
    • Configure as instâncias do SonarQube para ficarem atrás do firewall e outras defesas de perímetro, evitando o acesso não autenticado.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...