Jump to content
  • Dados médicos de pacientes em 67 países estão desprotegidos


    Uma investigação de seis meses pela CybelAngel descobriu que dados confidenciais de pacientes estão desprotegidos. Conforme foi divulgado pela empresa, são mais de 45 milhões de arquivos de imagem únicos em dispositivos de armazenamento conectados desprotegidos, vinculados a hospitais e centros médicos de 67 países.

    As ferramentas da CybelAngel escanearam aproximadamente 4,3 bilhões de endereços IP para descobrir as imagens, que foram deixadas expostas em mais de 2.140 servidores sem segurança. Os analistas descobriram que milhões de imagens confidenciais, incluindo informações pessoais de saúde, estavam disponíveis sem criptografia e sem proteção por senha.

    A maior preocupação sobre um vazamento desses dados é que atacantes podem violar a privacidade das pessoas vendendo os dados na dark web, segundo os pesquisadores, além de usar as imagens e os dados para chantagear os pacientes ou fraudar o sistema médico, criando ainda “clínicas fantasmas” e “pacientes fantasmas” para cometer fraudes. “O fato de não termos usado nenhuma ferramenta de hacking em nossa pesquisa destaca a facilidade com que fomos capazes de descobrir e acessar esses arquivos”, disse David Sygula, Analista Sênior de Segurança Cibernética da CybelAngel e autor do relatório. 

    “Esta é uma descoberta preocupante e prova que processos de segurança mais rigorosos devem ser implementados para proteger como os dados médicos confidenciais são compartilhados e armazenados por profissionais de saúde. Um equilíbrio entre segurança e acessibilidade é fundamental para evitar que vazamentos se tornem uma grande violação de dados”, complementa.


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...