Ir para conteúdo
  • De olho nos vazamentos de dados


    Fernando Mercês

    Mais um banco de dados de dados vazados tornou-se público recentemente. Desta vez foi uma invasão ocorrida no site CafeMon, um portal que concentra informações para mulheres que são mães, como uma rede social. De acordo com o projeto Have I Been Pwned, em 2014 2.6 milhões de e-mails e senhas em texto claro foram vazadas do portal.

    Apesar de o portal não ser tão famoso no Brasil, aproveitamos a oportunidade para indicar a nossos leitores o uso do serviço gratuito Have I Been Pwned. Nele você pode digitar seus endereços de e-mail e monitorá-los, a fim de ser consultar e ser informado caso eles apareçam em algum vazamento público ou dump colocado na Internet (normalmente em sites como o Pasetbin). Por exemplo, o meu e-mail do GMail já apareceu em dois vazamentos:

    nandu.png.40b89158608a70e1f90a00e84b78c472.png

    O primeiro passo é entrar com minha conta em cada um destes serviços e alterar a senha. Depois clicar em Notify me when I get pwned para que eu receba um e-mail caso meu endereço apareça num novo vazamento. Vale também utilizar serviços como o 1Password, Lastpass ou Dashlane para gerenciar senhas fortes e não utilizar senhas iguais para diferentes serviços pois se eu usasse por exemplo a mesma senha no GMail que utilizo no site da Adobe, conforme imagem, poderia ter tido meu e-mail ownado. ;)

    Fica esperto, pois estamos sujeitos à estes vazamentos mesmo (a responsabilidade sobre a segurança desse tipo de dados é das empresas), mas podemos ajudar a evitar maiores problemas com ajuda deste site.

    Editado por Fernando Mercês


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...