Ir para conteúdo
  • De olho nos vazamentos de dados


    Fernando Mercês

    Mais um banco de dados de dados vazados tornou-se público recentemente. Desta vez foi uma invasão ocorrida no site CafeMon, um portal que concentra informações para mulheres que são mães, como uma rede social. De acordo com o projeto Have I Been Pwned, em 2014 2.6 milhões de e-mails e senhas em texto claro foram vazadas do portal.

    Apesar de o portal não ser tão famoso no Brasil, aproveitamos a oportunidade para indicar a nossos leitores o uso do serviço gratuito Have I Been Pwned. Nele você pode digitar seus endereços de e-mail e monitorá-los, a fim de ser consultar e ser informado caso eles apareçam em algum vazamento público ou dump colocado na Internet (normalmente em sites como o Pasetbin). Por exemplo, o meu e-mail do GMail já apareceu em dois vazamentos:

    nandu.png.40b89158608a70e1f90a00e84b78c472.png

    O primeiro passo é entrar com minha conta em cada um destes serviços e alterar a senha. Depois clicar em Notify me when I get pwned para que eu receba um e-mail caso meu endereço apareça num novo vazamento. Vale também utilizar serviços como o 1Password, Lastpass ou Dashlane para gerenciar senhas fortes e não utilizar senhas iguais para diferentes serviços pois se eu usasse por exemplo a mesma senha no GMail que utilizo no site da Adobe, conforme imagem, poderia ter tido meu e-mail ownado. ;)

    Fica esperto, pois estamos sujeitos à estes vazamentos mesmo (a responsabilidade sobre a segurança desse tipo de dados é das empresas), mas podemos ajudar a evitar maiores problemas com ajuda deste site.

    Editado por Fernando Mercês



    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Show Fernando, Obrigado.

     

    Temos ainda os cofres off-line para os mais paranóicos ou para as senhas mais críticas. Gosto do KeePassX.org.

     

    • Curtir 1

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites


    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Criar uma conta

    Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

    Crie uma nova conta

    Entrar

    Já tem uma conta? Faça o login.

    Entrar Agora


×