Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Delegado alerta para golpe do WhatsApp envolvendo coronavírus


    Bruna Chieco

    Um delegado da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos de Pernambuco publicou um vídeo alertando sobre golpes envolvendo a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Segundo o Delegado Meneses, o Ministério da Saúde está ligando para pessoas para pegar informações sobre o coronavírus, utilizando um sistema automatizado, mas alguns criminosos se aproveitaram da situação para gravar a ligação e eles mesmos ligam para as pessoas com a gravação do Ministério. No final, os criminosos pedem o envio de um código para validar o cadastro, o que na verdade é um código que permite com que eles obtenham o WhatsApp da vítima.

    O Delegado alerta ainda que a ligação do Ministério da Saúde é legítima e as chamadas são recebidas apenas através dos números 136, ou 0136. "Se for um número privado ou de celular, é golpe", diz. Além disso, nunca é pedido o envio de nenhum código para validação e cadastro. O próprio Ministério da Saúde divulgou o início do monitoramento à distância da saúde da população por meio do TeleSUS, mecanismo que permite a busca ativa para identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus, através do disparo de ligações com atendimento automatizado para encontrar possíveis casos.

    Segundo o comunicado, para que as pessoas tenham a certeza de que é o Ministério da saúde que está ligando, e não um trote ou golpe, aparecerá no identificador de chamadas o número 136, do Disque Saúde. "Essa ação também permitirá o monitoramento à distância das pessoas em isolamento domiciliar, permitindo o acompanhamento do estado de saúde durante todo o período". Em outra publicação, eles reiteraram que o Ministério da Saúde não pede nem recebe doações em dinheiro.

    Esse é um golpe muito comum utilizado por criminosos para tentar clonar WhatsApp de vítimas e, assim, ter acesso aos seus contatos, podendo, por exemplo, pedir dinheiro em nome da pessoa que teve sua conta roubada. O Mente Binária já alertou sobre golpes similares envolvendo o nome de artistas para roubar WhatsApp e divulgou até relatos de vítimas de extorsão por esse tipo de golpe.

    Edited by Bruna Chieco

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...