Ir para conteúdo
  • Departamento de Justiça dos EUA interrompe centenas de golpes relacionados à COVID-19


    Bruna Chieco

    O Departamento de Justiça (DOJ) do Estados Unidos anunciou a interrupção de centenas de golpes relacionados ao novo coronavírus (COVID-19) que ocorriam on-line. Segundo comunicado, centenas de domínios foram interrompidos por esforços cooperativos entre os setores público e privado. O Internet Crime Complaint Center (IC3) do FBI recebeu e analisou mais de 3,6 mil reclamações relacionadas a golpes de COVID-19, muitas das quais eram operadas a partir de sites que anunciavam vacinas e curas falsas. 

    Esse sites operavam como unidades de caridade fraudulentas, disseminando malwares ou hospedando outros tipos de fraudes. Segundo o DOJ, eles costumavam utilizar nomes de domínio que continham palavras como "covid19" ou "coronavírus" e, em alguns casos, eram supostamente administrados ou afiliados a organizações ou agências de saúde pública.

    Entre os sites interrompidos está um que solicitava e supostamente coletava doações à Cruz Vermelha Americana para os esforços de socorro da COVID-19. Alguns sites fraudulentos também falsificaram programas e organizações governamentais para induzir os cidadãos americanos a inserirem suas informações pessoais, incluindo dados bancários. Sites de empresas e serviços legítimos também foram usados para facilitar a distribuição ou controle de malwares.

    O Departamento de Justiça também está trabalhando para fornecer treinamento e assistência técnica relacionados à pandemia em outros países por meio do programa International Computer Hacking and Intellectual Property (ICHIP). Inclusive, em uma ação apoiada pelo DOJ, um promotor estadual no Brasil derrubou um site falso que fingia pertencer a uma importante cervejaria brasileira. 

    "O departamento continuará a colaborar com nossos parceiros da aplicação da lei e do setor privado para combater crimes relacionados à COVID-19 on-line", disse o procurador-geral assistente Brian A. Benczkowski, da Divisão Criminal do Departamento de Justiça. "Elogiamos empresas responsáveis estão adotando medidas rápidas para impedir que seus recursos sejam usados para explorar essa pandemia".

    Editado por Bruna Chieco


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...