Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Departamento de Justiça dos EUA interrompe centenas de golpes relacionados à COVID-19


    Bruna Chieco

    O Departamento de Justiça (DOJ) do Estados Unidos anunciou a interrupção de centenas de golpes relacionados ao novo coronavírus (COVID-19) que ocorriam on-line. Segundo comunicado, centenas de domínios foram interrompidos por esforços cooperativos entre os setores público e privado. O Internet Crime Complaint Center (IC3) do FBI recebeu e analisou mais de 3,6 mil reclamações relacionadas a golpes de COVID-19, muitas das quais eram operadas a partir de sites que anunciavam vacinas e curas falsas. 

    Esse sites operavam como unidades de caridade fraudulentas, disseminando malwares ou hospedando outros tipos de fraudes. Segundo o DOJ, eles costumavam utilizar nomes de domínio que continham palavras como "covid19" ou "coronavírus" e, em alguns casos, eram supostamente administrados ou afiliados a organizações ou agências de saúde pública.

    Entre os sites interrompidos está um que solicitava e supostamente coletava doações à Cruz Vermelha Americana para os esforços de socorro da COVID-19. Alguns sites fraudulentos também falsificaram programas e organizações governamentais para induzir os cidadãos americanos a inserirem suas informações pessoais, incluindo dados bancários. Sites de empresas e serviços legítimos também foram usados para facilitar a distribuição ou controle de malwares.

    O Departamento de Justiça também está trabalhando para fornecer treinamento e assistência técnica relacionados à pandemia em outros países por meio do programa International Computer Hacking and Intellectual Property (ICHIP). Inclusive, em uma ação apoiada pelo DOJ, um promotor estadual no Brasil derrubou um site falso que fingia pertencer a uma importante cervejaria brasileira. 

    "O departamento continuará a colaborar com nossos parceiros da aplicação da lei e do setor privado para combater crimes relacionados à COVID-19 on-line", disse o procurador-geral assistente Brian A. Benczkowski, da Divisão Criminal do Departamento de Justiça. "Elogiamos empresas responsáveis estão adotando medidas rápidas para impedir que seus recursos sejam usados para explorar essa pandemia".

    Edited by Bruna Chieco

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...