Ir para conteúdo
  • Descoberta vulnerabilidade em Gatekeeper da Apple, ainda sem solução


    Bruna Chieco

    A Apple pode ter mais uma vulnerabilidade em seu Gatekeeper. De acordo com o blog do pesquisador Filippo Cavallarin, uma falha na versão MacOS X 10.14.5 pode permitir que atacantes instalem malwares ignorando o Gatekeeper e sem avisar ou pedir permissão explícita ao usuário. Cavallarin explica como o ataque funciona. 

    O Gatekeeper é um mecanismo desenvolvido pela Apple que impõe a assinatura de código e verifica os aplicativos baixados antes de permitir que eles sejam executados. Como o Gatekeeper considera drives externos e compartilhamentos de rede como sendo ambientes seguros, que não necessitam de verificação de permissão para executar um aplicativo, um invasor pode enganar o usuário e executar um aplicativo com arquivo ZIP contendo códigos maliciosos e um link simbólico correto. Isso direcionaria a vítima a um site controlado pelo invasor, mas confiável pelo Gatekeeper. Além disso, o MacOS X possui um recurso legal, o automount (também conhecido como autofs), que permite ao usuário aceitar automaticamente um compartilhamento de rede apenas acessando um caminho "especial". Neste caso, qualquer caminho que comece com "/ net /".

    Ainda segundo Cavallarin, A Apple foi contatada em 22 de fevereiro de 2019 e está ciente do problema, que deveria ter sido resolvido em 15 de maio de 2019, mas a Apple aparentemente ignorou os avisos do pesquisador, que resolveu tornar a vulnerabilidade pública. Cavallarin alerta que nenhuma solução para a vulnerabilidade está disponível. ?

    Contudo, é possível desabilitar o automount:

    1. Edite o arquivo /etc/auto_master
    2. Comente a linha que começa com "/net"
    3. Reinicie o computador

    Aliás, se você quiser mais sobre exploração de vulnerabilidade, tipo essa que o Filippo Cavallarin fez, dá uma olhada no nosso Curso de Exploração de Binários?


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...